Quer estudar história moderna, sociologia de Marx ou evolução das artes visuais? Ou, se seu interesse for na área de exatas, cursar fundamentos de termodinâmica ou introdução à manufatura mecânica? Ou ainda, em biológicas, investir no aprendizado de higiene e segurança alimentar ou ciência do leite?

Essas disciplinas regulares de cursos de graduação – e outras atividades, como palestras, excursões e práticas esportivas e didático-culturais – serão oferecidas na Universidade Aberta à Terceira Idade da USP (Universidade de São Paulo) no primeiro semestre. Os programas são gratuitos e há 4.691 vagas – 8,3% a mais do que as ofertadas no último semestre do ano passado.

No total, há 569 cursos disponíveis, que são ministrados nos campi da Cidade Universitária, USP Leste, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. Uma minoria de disciplinas tem pré-requisito – as demais são livres.

O período de inscrição para elas vai de 20 a 24 de fevereiro – exceto para as da USP Leste (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), que serão de 13 a 15 deste mês. As vagas são limitadas e serão feitas por ordem de chegada.

http://prceu.usp.br/3idade/atividades/

A universidade oferece ainda atividades esportivas exclusivas para pessoas com mais de 60 anos, como musculação, ginástica adaptada, pilates e dança circular. Entre as atividades culturais estão noções gerais de direito, informática, inglês e criação de textos. As datas e formas de inscrição variam e devem ser consultadas no site da USP.
Não é preciso ter vínculo com a universidade, mas exige-se que o aluno tenha mais de 60 anos de idade. A proposta da universidade é inserir essas pessoas no ambiente acadêmico e favorecer um intercâmbio geracional entre alunos.

http://prceu.usp.br/3idade/

O programa é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP e é realizado pelo Núcleo de Direitos da USP.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.

Compartilhe com seus amigos