Estão abertas as inscrições para as atividades do segundo semestre na UnATI (Universidade Aberta à Terceira Idade) da USP (Universidade de São Paulo). Gratuito, o programa oferece 4.110 vagas para pessoas com 60 anos ou mais de idade – no mesmo período do ano passado, foram abertas 4.300. Não é preciso ter vínculo com a instituição de ensino.

Há opções em disciplinas regulares dos cursos de graduação da universidade em diversas áreas. Entre elas estão relações de gênero e políticas públicas, alimentos e nutrição: mitos e verdades, jornalismo esportivo, história contemporânea, sistemas de informação, engenharia da qualidade e comunicação digital e novas mídias.

São, no total, 472 cursos disponíveis nos campi da Cidade Universitária, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos e São Carlos. A maior parte das disciplinas não exige pré-requisito.

A universidade também oferecerá atividades complementares – como cursos, palestras, excursões e práticas didático-culturais. Os temas são variados e vão desde práticas com tablets e celulares, artesanato e coral, até empreendedorismo residencial e noções gerais de direito.

Já as atividades esportivas contemplam programas específicos para quem passou dos 60 anos. Há programas como treinamento funcional, pilates, meditação e ioga, dança circular e musculação.

Segundo a USP, a iniciativa visa contemplar a demanda de pessoas mais velhas por atividades. Para a instituição de ensino, a proposta é incluí-las “no ambiente universitário e também favorecer um intercâmbio geracional com seus alunos”.

A lista completa de atividades pode ser encontrada no site da USP (http://prceu.usp.br/3idade). Para as disciplinas regulares, as inscrições vão de 24 a 28 de julho e serão feitas por ordem de chegada. As atividades complementares têm calendário próprio, que também pode ser acessado em http://prceu.usp.br/3idade/atividades/.

Contato para dúvidas e informações: (11) 3091-9183, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h, ou pelo e-mail 3idade@usp.br.

Outras instituições de ensino também oferecem programas voltados a pessoas com mais de 60 anos de idade. Conheça abaixo seis delas:

Minas Gerais

Universidade Federal de Alfenas (http://www.unifal-mg.edu.br/extensao/unati)

Paraná

Universidade Estadual de Maringá (http://www.unati.uem.br)

Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco (http://www.clickpe.com/unati/index.php)

Rio de Janeiro

Universidade Estadual do Rio de Janeiro (http://www.unatiuerj.com.br/) – tem inscrições para os cursos previstas para este mês.

Rio Grande do Sul

Universidade Estadual de Pelotas (http://wp.ufpel.edu.br/unati/)

São Paulo

Universidade Estadual Paulista (http://www.unesp.br/portal#!/terceira-idade/)

Compartilhe com seus amigos