A maioria dos profissionais vislumbra com o dia da aposentadoria. Não foi diferente com o eletricista Levi de Oliveira, 58 anos. No entanto, ao deixar para traz a carreira de quase três décadas na Eletropaulo, ele não esperava sentir falta do trabalho e dos amigos do serviço. “É difícil ficar parado. Tirei um ano de férias, mas não aguentei três meses. Nem meu cachorro meu teve paciência comigo, de tanto que levei o bichinho para passear”, brinca.

Decidido a voltar a se sentir produtivo e ter uma renda extra, Oliveira se cadastrou no GetNinjas para oferecer serviços de elétrica e de marido de aluguel, aconselhado pela esposa, Anna Marisa. Criado em 2011, o aplicativo conecta clientes a profissionais autônomos em todo país. Para contratar um serviço, o consumidor seleciona o trabalho que deseja e recebe orçamentos de três profissionais bem avaliados pela plataforma.

“Fiz o cadastro em uma sexta-feira e na segunda já tinha trabalho para fazer”, conta o eletricista, que aderiu à plataforma há dois anos e hoje diz faturar em média R$ 3.000 mensais. “Hoje tenho minha própria carteira de clientes e consigo pagar as contas de casa com o próprio trabalho. Guardo o dinheiro da aposentadoria para emergências.”

 Para a plataforma receber retorno financeiro, criou “moedas” próprias, uma espécie de crédito que o profissional compra antes de fechar um trabalho. Sem adquiri-las, ele não consegue desbloquear o contato do cliente e enviar o orçamento.

Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!

Cada moeda é equivalente a R$ 0,15. Cada pedido, por sua vez, vale uma quantidade variável de moedas, que são debitadas sempre que ele aceitar um novo serviço. Pelo aplicativo, é possível visualizar o valor de cada solicitação de serviço. Vale destacar que, como o empreendedor comprou as moedas antes de realizar o trabalho, o valor do serviço é pago integralmente ao profissional.

Para o profissional autônomo realizar a manutenção elétrica de um escritório, por exemplo, terá de pagar mais moedas do que para trocar uma resistência de chuveiro, já que, provavelmente, terá um rendimento maior.

Ou seja, a quantidade de créditos necessária varia conforme a demanda e o valor do serviço que o profissional executa — estratégia criada pela GetNinjas para receber seu percentual de lucro sobre os rendimentos do empreendedor autônomo.

renda extra

Para ter uma renda extra, Levi Oliveira realiza serviços elétricos e pequenos reparos pela plataforma GetNinjas; Crédito: Arquivo Pessoal 

De aulas a reformas, como ter uma renda extra

O GetNinjas possui mais de 200 tipos de serviços para profissionais que desejam fazer uma renda extra, desde trabalhos técnicos a qualificados. Atualmente, são mais de 500 mil profissionais cadastrados. De acordo com a empresa, não há dados de quantas pessoas acima de 50 anos de idade estão inscritas no aplicativo, uma vez que a idade não é questionada no cadastro.

O feedback recebido pela empresa, contudo, evidencia que há um crescimento. “Acredito que isso ocorra até mesmo pelo nosso modelo de negócio. Muitos profissionais experientes foram pegos pela crise e encontraram no GetNinjas uma ferramenta para trabalhar por conta própria. Outros, já se aposentaram, mas precisam de uma atividade para se manterem ativos”, explica o CEO, Eduardo L’Hotellier.

Segundo o empresário, os profissionais autônomos podem atuar em diversos ramos, entre eles o de reformas, reparos, beleza, eventos, estética, educação, consultoria, design, tecnologia e saúde. “Todos os serviços disponíveis na plataforma podem ser desempenhados por quem tem mais de 50 anos, de acordo com a habilidade e preferência de cada um.”

Acessibilidade do app

Por ser um aplicativo, o GetNinjas pode trazer dificuldades a quem não está acostumado com tecnologia. No entanto, L’Hotellier garante que a plataforma é acessível para os usuários e está sempre sendo aperfeiçoada.

“Nosso time realiza testes de usabilidade com usuários constantemente para testar novas funcionalidades que melhorem o desempenho tanto do aplicativo quanto do site. Nosso time de suporte também está acostumado a oferecer ajuda aos usuários menos adeptos à tecnologia via chat, e-mail e telefone”, afirma.

Para se cadastrar no site e oferecer os serviços no GetNinjas, é necessário informar os dados pessoais, e-mail e enviar uma foto. Uma mensagem é enviada por SMS ao celular do profissional para que ele faça download do aplicativo (disponível para smartphones com sistema operacional Android e iOS) e, desta forma, possa utilizar as funcionalidades da plataforma.

O processo parece fácil, mas nem sempre é. Para Oliveira, utilizar o sistema exigiu uns dias de treinamento e a ajuda da esposa. “Tive um pouco de dificuldade para usar o aplicativo no início, mas a plataforma melhorou desde que comecei a usá-la e ficou bem mais fácil de trabalhar”, diz.

Com os dias ocupados e a família incumbida de organizar sua agenda, o eletricista garante que agora se sente mais feliz e produtivo. “Meus dias nunca mais foram monótonos. O mercado está aquecido, e a demanda por serviços práticos está cada vez maior. Não dá para ficar parado em um momento desses, né?”, questiona.

Compartilhe com seus amigos