A história da grife Reserva com os 50+ começou quase que por acaso. Há cinco anos, o CEO da marca, Rony Meisler, recebeu atendimento de um funcionário mais velho em uma loja. Não foi um tratamento qualquer, mas um que deixou mais do que boas lembranças: levou o executivo a idealizar um programa de recrutamento de profissionais seniores 50+ para incluí-los no quadro de funcionários.

Pesaram a favor dois fatores: as experiências no exterior, em que o percentual de vendedores mais velhos é grande, e as pesquisas que mostram que o comprometimento de profissionais dessa geração é, muitas vezes, superior ao apresentado pelas demais faixas etárias.


Cadastre-se agora no site da Reserva e concorra a uma das vagas. Clique aqui. 


A largada foi em 2014, quando a rede contratou trabalhadores com 60 anos ou mais de idade. Foram selecionados para quatro lojas, todas no Rio de Janeiro. No ano seguinte, o projeto se expandiu para outras quatro lojas.

E passou por mudança no público-alvo, incluindo também quem tivesse 50 anos ou mais. A ampliação, na ocasião, foi justificada pelo grande interesse de pessoas nessa faixa etária que não puderam participar da edição anterior.

Recrutamento de profissionais seniores: alta procura

No site e nas redes sociais, o apelo e a comunicação são direcionados, majoritariamente, ao público jovem. Na empresa, o retrato é outro: hoje, 20% da base de lojas é composta por 50+.

As vagas também se estendem para a sede e o centro de distribuição, segundo Andre Corrêa, do departamento de Fontes Humanas.  Ele explica que o recrutamento é contínuo, com base na abertura de vagas. “Sempre que divulgamos as vagas, a procura é enorme”, diz ele.

Prova disso são as dezenas de comentários em publicações que anunciam os postos abertos. Vão desde “Fiquei muito interessado, já enviei meu currículo” até amigos e parentes que marcam uma pessoa que possa ter interesse na oportunidade.

Recrutamento de profissionais seniores; Foto:  Monkey Business Images/shutterstock

Créditos: Monkey Business Images / shutterstock

A comunicação com esse público, por sinal, é despojada. Em 2016, por exemplo, para compartilhar resultados, a rede fez um post no Facebook. O texto: “Brotos acima de 50 anos já estão em 25% das lojas do Rio e de SP”.

Os candidatos com mais de 50 anos de idade passam pelo mesmo processo de seleção dos representantes de outras faixas etárias. O primeiro passo é inscrever-se, por meio do site. Os selecionados passam por uma dinâmica de grupo e duas ou três entrevistas individuais.

Causas: além da “terceira idade”

A marca, que nasceu em Ipanema, no Rio de Janeiro, e está hoje em todas as regiões do país, sempre levantou a bandeira da diversidade. “A Reserva sempre disse o que pensou e não o que o mercado queria ouvir. Estimulamos o questionamento e a reflexão porque somos um grupo de comunicação que usa a roupa como mídia para disseminar nossas causas”, defende a grife, em seu site.


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Com campanhas sobre liberdade, decadência das relações humanas, liberdade de expressão, fim do preconceito e empreendedorismo social, a rede aproveitou os jogos olímpicos no Rio para lançar luz sobre pessoas com mais de 60 anos. Foram convidados cinco “atletas da vida”, como foram chamados, para estrelar a coleção de inverno e “homenagear a terceira idade”.

Como participar do recrutamento de profissionais seniores

Quem estiver interessado em uma vaga de loja (vendedor, caixa, estoquista e gerente) na Reserva pode enviar currículo por e-mail para todentrorj@usereserva.com (candidatos do Rio de Janeiro), todentrosp@usereserva.com (candidatos de São Paulo) ou todentrobr@usereserva.com (candidatos de outros estados). No assunto, é preciso escrever Cara e Coroa.

Para trabalhar na sede, que fica no Rio, é possível se cadastrar no site, na seção Trabalhe Conosco, em Banco de Reserva, e aguardar futuras oportunidades. Lá também está relacionada a lista de postos abertos.

Quer conhecer outras empresas que contratam pessoas com mais de 50 anos de idade? Clique aqui e confira.

Compartilhe com seus amigos