Você é aposentado(a) mas ainda está cheio(a) de gás para trabalhar? Saiba que você não está sozinho(a): cada vez mais a aposentadoria deixa de ser sinônimo de “não fazer nada”.
Pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revelou que 21% dos idosos aposentados no Brasil continuam trabalhando. Os dados são de 2018. No estudo, 47% dos entrevistados também revelaram que queriam se sentir produtivos nessa fase da vida. Além disso, 46% dizia buscar manter a mente ocupada.
Seja por necessidade de ganhar um dinheiro extra ou por vontade de realizar o sonho de ter o próprio negócio, muitos aposentados vêm atuando como autônomos ou se tornando empreendedores.
Porém, algumas dúvidas podem surgir nesse momento, como:
- O aposentado que abre uma empresa pode perder o direito ao benefício?
- Mesmo já sendo aposentado, será preciso voltar a contribuir para o INSS?
Se esse é o seu caso, continue lendo para entender como continuar trabalhando como autônomo ou abrir uma empresa, mesmo após a aposentadoria!
Aposentado podem trabalhar como autônomo, MEI ou abrir empresa | Foto: insta_photos/Shutterstock
Quem é aposentado(a) e quer ser autônomo, MEI ou abrir empresa precisa saber que:
- Sim, o aposentado pode se cadastrar como Microempreendedor Individual (MEI).
- O mesmo vale para quem se torna sócio de uma empresa.
- Boa notícia: você seguirá recebendo a sua aposentadoria normalmente.
- Mesmo já tendo se aposentado, será necessário contribuir para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). No caso do MEI, será pelo pagamento da guia DAS/MEI de contribuição mensal desta modalidade. Já o autônomo, será classificado como contribuinte individual.
- Importante: o valor do benefício que você já recebe não será aumentado em razão da nova contribuição.
Precisa de fôlego financeiro para abrir sua empresa? Conte o Consignado Consciente do Banco Cetelem, o crédito ideal para aposentados e pensionistas que procuram segurança, agilidade e taxas justas.
Mas, fique alerta, pois no caso de quem já se aposentou e agora será MEI existem algumas restrições. O cadastro não é permitido para quem é:
- Aposentado por invalidez: se a pessoa está inválida, não pode seguir trabalhando.
- Servidor público estatuário.
- Aposentado especial.
- Sócio em outra empresa.
Além disso, há entendimentos diferentes quanto a quem recebe seguro desemprego. Em tese, o beneficiário irá perder tal direito se for cadastrado como MEI. Porém, há casos de pessoas que ganharam na Justiça o direito de ser MEI e receber o seguro desemprego normalmente.
Leia também:
- Aposentados encontram no empreendedorismo oportunidade de gerar renda
- Empreendedorismo para iniciantes
- Mulher, negra, madura e empreendedora: as lições de Janete Costa
- Veja quais as melhores áreas para trabalho autônomo em 2021