Abrir uma empresa no papel é cada vez mais fácil. Neste mês, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e as Juntas Comerciais de oito estados assinaram um convênio para desburocratizar a abertura de negócios. A proposta contempla a automatização dos processos de registro e legalização, reduzindo de 102 dias para apenas alguns minutos a criação de um empreendimento.

Mas esse é apenas um dos passos para quem pensa em se aventurar pelo universo do empreendedorismo. Com opções limitadas no mercado de trabalho a quem tem mais experiência na bagagem, muitas pessoas optam por iniciar um negócio. Para que ele tenha mais chances de sucesso, no entanto, é preciso preparação.

Confira, a seguir, 11 orientações a quem quer abrir uma empresa.

  1. Planejamento

O que vai oferecer? Há mercado consumidor? Se sim, como é? Qual é a estrutura necessária? Será físico, online ou ambos? Antes de reagir impulsivamente e criar uma empresa com base no que você gosta de fazer, é preciso fazer uma análise de mercado. “A pessoa tem de olhar o empreender como uma oportunidade, não como uma alternativa à ausência de emprego”, indica o coach Edson Moraes, certificado pela ICF – International Coach Federation.

  1. Mapeamento

Ok, seu negócio parece estar formatado, mas falta saber quem serão seus concorrentes, qual é o diferencial deles, quem atendem e onde estão localizados. Considere ainda o cenário político-econômico e como ele pode impactar o futuro negócio. Com base nas investigações, podem caber ajustes no planejamento.

  1. Validação

Ainda que tudo pareça perfeito e você tenha um ótimo plano, converse com especialistas para saber se ele é viável. Valem consultores, coaches e até amigos que tenham experiência e “o pé no chão”, como diz Edson. Eles podem ajudar a identificar e entender possíveis lacunas, passíveis de ser solucionadas antes da abertura da empresa.

  1. Simulação

Edson recomenda simular situações difíceis, como a falta de matéria-prima devido a uma greve de caminhoneiros. “O empreendedor tende a idealizar o negócio dando certo, mas é a resolução de problemas complexos que vai deixá-lo mais maduro e com visão de como solucioná-los.” Aqui, amigos, colegas e parentes podem ajudar.


O Instituto de Longevidade oferece cursos de requalificação gratuitos para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui e saiba mais.


  1. Cálculos

Em hipótese alguma comece sem ter uma perspectiva de investimento inicial necessário – reforma, equipamentos, softwares, equipe – e uma margem de segurança sobre ele. Há ainda despesas com taxas da junta comercial e da emissão do alvará, dentre outras que variam de acordo com a localidade e o ramo de atuação, alerta o diretor-executivo da Confirp Contabilidade, Richard Domingos. Edson indica ainda a ter reservado um ano de pró-labore, até que a empresa atinja o ponto de equilíbrio.

  1. Seleção

Quem é você: gestor ou técnico? Abrir uma empresa exige no quadro esses dois perfis – o que entende de administração e o que responde por produtos e serviços. Há pessoas que combinam ambos ou que contratam um funcionário com outra formação, mas é possível também pensar em um sócio, que seja complementar. “É uma forma de mitigar riscos, mas é fundamental estabelecer quais são o papel e as tarefas de cada um”, recomenda Edson.

  1. Capacitação

Os estudos são uma forma de suprir lacunas, inclusive para quem não pensa em ter sócios. Viviane Coura, diretora da empresa de terceirização IBCO, indica ter fundamentos de todas as áreas, até para conseguir transitar por elas ou cobrar fornecedores e funcionários. Há uma infinidade de cursos online, dos quais muitos são gratuitos. Ela indica ainda pensar em equipes intergeracionais, que podem transferir informações e crescer conjuntamente.

  1. Espaço

Escolher um local para abrir uma empresa não é tão simples quanto parece. Faz parte do processo verificar se ele atende o público-alvo, se tem movimento, se comporta a estrutura inicialmente prevista e se está em área autorizada pela prefeitura. Ou seja, o empreendedor que quer abrir uma empresa tem de estar preparado para fazer diversas visitas – inclusive em diferentes horários, para verificar o fluxo de pessoas – antes de assinar o contrato.

  1. Tributação

Micro e pequenas empresas costumam optar pelo Simples Nacional, que é a melhor opção para boa parte delas, mas não todas. Um especialista pode ajudar a mapear o que é melhor: Simples, lucro presumido ou lucro real.

  1. Documentação

Separe um tempo para elaborar o contrato social, de preferência com um profissional especializado. Tenha em mãos informações como nome, endereço e atividade, capital social (valor ou bens investidos), qual a relação entre os sócios e como se dá a divisão dos lucros. Se tiver sócios, lembre-se que quaisquer alterações contratuais exigem mudanças nas inscrições federal, estadual e municipal e nas licenças. As sociedades limitadas só podem ser alteradas se 75% do capital estiver de acordo.

  1. Estruturação

Essa é uma etapa que boa parte dos empreendedores deixa de lado, mas que é considerada importante por consultores e especialistas: o plano de negócios. Colocar no papel a atividade da empresa, os diferenciais, a concorrência, as metas, as estratégias de marketing e financeira, o preço do que se vai vender e a estrutura. O Sebrae tem um manual para quem tiver dificuldades em estruturá-lo (clique aqui para acessar). Para Edson, não há necessidade de redigir algo muito extenso. Mas é preciso incluir os fatores-chave para o sucesso do negócio e atualizá-lo constantemente.

Leia também:

Conheça 11 franquias de até 50 mil reais

Entenda por que tirar um ano sabático pode ser uma boa ideia

Compartilhe com seus amigos