Desde 2020, com o início da crise provocada pela Covid-19, o home office se tornou rotina para muitos profissionais. E as vantagens são inúmeras: estar junto da família, almoçar uma comidinha caseira, não precisar enfrentar o trânsito caótico, dormir até um pouco mais tarde e ficar de pijama durante todo o dia, para mencionar algumas.

No entanto, após tanto tempo trabalhando de forma remota, é possível que a rotina comece a incomodar, ou que seu rendimento no trabalho caia e você já não tenha a mesma disposição de antes.

Para ajudar você a recuperar a energia e a motivação para encarar o home office com muita produtividade, o portal do Instituto de Longevidade MAG reuniu algumas dicas. Quer saber quais são? Veja abaixo!

9 dicas para um home office produtivo

Local de trabalho

É importante encontrar um local na casa que seja adequado para o home office, livre de perturbações e de coisas que tirem o seu foco no trabalho. Muitas pessoas preferem fazer isso no quarto pela privacidade, mas nem sempre esse é o melhor local. 

O ideal é que você defina espaços para cada coisa: dormir, descansar, comer e trabalhar. Mesmo em ambientes pequenos, procure um local separado para cada coisa. Isso ajudará você a fazer tudo melhor. 

Se o local escolhido lá no início da pandemia não está mais funcionando, é importante procurar outro, de preferência que seja arejado, com boa iluminação e privacidade.

Respeito é bom e todos gostam

Com o passar do tempo, é comum que as pessoas não deem mais tanta atenção aos pequenos cuidados, como evitar barulhos excessivos e fazer interrupções na rotina de quem está em home office. 

Reúna as pessoas que moram com você e exponha suas necessidades. Faça acordos e estabeleça horários em que o silêncio será necessário. Isso ajudará você a recuperar o seu foco no trabalho.

A tecnologia nossa de cada dia

Ao contratar um pacote de dados para a residência, muitas pessoas não imaginavam que em algum momento futuro passariam meses seguidos trabalhando em home office, com vídeo conferências e trocas de mensagens e de arquivos. Essa rotina consumiu todo o pacote de internet de muita gente e causou congestionamento nas redes. 

Se você anda tendo problemas com a conexão, é provável que sua internet não esteja mais dando conta da quantidade de horas que você é obrigado a passar on-line todos os dias. Procure sua operadora e estude a possibilidade de fazer um upgrade no seu plano de internet.

Constantes interrupções na navegação tiram a concentração e reduzem a produtividade.

Faça de conta que está indo para o trabalho

Passar o dia de pijama e estirado no sofá trabalhando pode ser muito bom, mas não ajuda a manter a produtividade em alta, nem a atenção nas tarefas que precisam ser realizadas. O ideal é que você, além de ter um local separado para trabalhar em home office, mantenha hábitos como se vestir adequadamente para trabalhar, tirar uma hora para o cafezinho e dar uma volta após as refeições.

Cultive as amizades de trabalho

A realidade virtual dos encontros a distância não diminui a sua responsabilidade em manter fortes e sadias as relações de trabalho. Mande sempre mensagens perguntando por todos, compartilhe novidades e promova sorrisos. Isso ajudará você a não se sentir tão sozinho durante o período em que estiver em casa. 

Outra coisa importante é ler com muita atenção tudo aquilo que receber pelos chats e e-mails. Muitas vezes, ao lermos uma mensagem, lemos de uma forma diferente da que foi escrita pelo remetente. Por isso, antes de tirar conclusões precipitadas que possam gerar algum conflito, converse e esclareça tudo.

Deixe o ambiente sempre alegre e iluminado

As empresas estão valorizando cada vez mais o espaço de trabalho de seus funcionários e oferecendo diferenciais que promovam o bem-estar da equipe, como som ambiente, climatização adequada, sala de descanso e alguns jogos para distrair a mente. Tudo isso você pode fazer também em sua casa. O importante é sentir-se bem!

Continue estudando e se aprimorando

Aproveite esse tempo que você está economizando de deslocamento casa/trabalho/casa para fazer novos cursos que agreguem informações e conhecimentos. Não fique estacionado no tempo! 

O Instituto de Longevidade MAG oferece mais de 300 cursos gratuitos on-line em diversas áreas. Clique aqui e veja qual poderia ajudar você a ser um profissional melhor e mais dedicado. Quem sabe com isso não sai aquela promoção que você tanto deseja?

Anote tudo, tintim por tintim

Ao escrever todas as tarefas que você precisa realizar ao longo do dia e da semana, você terá condições de se organizar da melhor forma possível e não se esquecerá de nenhum compromisso importante. Colocar as tarefas por ordem de prioridade também é muito importante.

Trabalhe com prazos

O trabalho passou a ser virtual, mas os prazos continuam bastante reais. Por isso, ao definir suas tarefas para o dia, especifique o horário de cada uma das entregas. Isso certamente ajudará você a ser mais produtivo e a manter o foco no trabalho.


Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: