Com a aprovação da Reforma Trabalhista, em julho, a discussão sobre o home office voltou à tona. Na nova legislação, foram criadas algumas regras que regulamentam, dentro do esquema de CLT, alguns pontos importantes do chamado teletrabalho. 

Ainda que de forma ampla, elas dizem respeito a jornada, horas extras, descontos por atraso, contrato de trabalho estabelecido entre empregador e empregado, gastos com manutenção e equipamentos necessários para o home office e doenças e acidentes no expediente. A mudança na lei abre espaço para mais contratações nesse escopo.   

E estar preparado para ter eficiência máxima nesse ambiente será fundamental. Os especialistas Valeria Nakamura, consultora em produtividade, e André Brik, consultor em trabalho remoto, reuniram diversas dicas para tornar mais fácil e eficiente o tempo destinado ao trabalho remoto. 

  1. Defina um ambiente de trabalho

Trabalhar em casa, deitado na cama parece um sonho, certo? Mas talvez não seja a melhor opção. Brik afirma que definir um local da residência que seja isolado, silencioso, longe da televisão e fora do quarto é essencial para ter um bom desempenho. Investir em boa iluminação e mobiliário adequados também ajudam a simular o ambiente de ofício, complementa Nakamura. 

  1. Invista em autoconhecimento e disciplina

“Precisamos entender que home office não é para todo mundo”, sinaliza Nakamura. Conhecer seus limites e o tempo que leva para realizar tarefas é essencial para se organizar melhor. O teletrabalho exige algumas mudanças que resultem em disciplina pessoal, comprometimento e proatividade. “O funcionário não pode ficar apenas esperando as ordens do chefe”, sentencia Brik. 

  1. Aproveite o tempo extra

O que fazer com o tempo que seria gasto indo e voltando do trabalho? A resposta é simples: melhore sua qualidade de vida, invista na realização pessoal, aproveite para tocar projetos paralelos e cuide de sua saúde. Em alguns momentos, o trabalho pode demandar um tempo extra, “mas que isso não vire rotina”, salienta Nakamura. 

  1. Estipule horários

Não é porque está trabalhando de casa que deve se atrapalhar e não definir horas certas do dia para começar o serviço, almoçar e terminar o expediente. Brik ainda ressalta que a flexibilidade oferecida pelo home office deve ser aproveitada desde que a vida pessoal não interfira nas tarefas que precisam ser realizadas. 

  1. Deixe a culpa de lado

“O mundo corporativo colocou na nossa cabeça que o importante são as horas trabalhadas”, revela Nakamura. É preciso acabar com o pensamento de que trabalhar é só sair de casa e bater cartão. “Trabalhar é produzir”, reitera Brik. É natural que, com o tempo, o funcionário não sinta mais culpa e entenda que, se bem feito, o home office resulta em mais produtividade. 

  1. Troque de roupa

Pode até parecer sem sentido, mas tirar o pijama e colocar uma “roupa de trabalho” ajuda a mudar a mentalidade e entender que é hora de focar as tarefas. 

  1. Faça acordos com quem mora com você

Estabeleça regras e combinados com a família e tenha certeza de que não vão interromper, distrair e atrapalhar no tempo em que estiver trabalhando. 

  1. Cuide da alimentação

Beba muita água e mantenha as guloseimas e as comidas industrializadas longe da vista para não cair em tentação. É melhor ter como opção alimentos mais saudáveis e naturais, como frutas e legumes. 

  1. Tenha foco

Por não ter um chefe do seu lado controlado suas ações, é mais fácil se distrair com as redes sociais e os afazeres da vida pessoal. Tente deixar todo o resto de lado e focar apenas as atividades relacionadas ao trabalho – depois que entrar no ritmo, cumprirá as obrigações profissionais com muito mais eficiência e rapidez. 

  1. Aproveite as ferramentas online

Utilize aplicativos, sites e programas que ajudem a se organizar melhor, a armazenar informações e a transferir arquivos para outros colegas de trabalho. Dicas: OneNote, Google Drive, Evernote, OneDrive e Wetransfer. 

5 equipamentos necessários para um home office mais eficiente e seguro 

Computador de qualidade 

Esse é o item mais essencial da lista, pois é a ferramenta principal que será usada para realizar as tarefas que seu chefe mandar. Basta escolher se você prefere um computador não portátil, com CPU, tela, teclado e mouse, ou um notebook. 

Bateria externa 

Ter um aparelhinho desse garante que problemas como falta de luz não atrapalhem o seu home office. 

Cooler 

O dispositivo serve para manter controlada a temperatura do notebook, impedindo que ele esquente demais. 

Colete para postura 

Manter uma boa postura por horas a fio na frente do computador pode ser uma tarefa muito difícil. Um colete pode prevenir dores e problemas na coluna. 

Agenda 

Seja eletrônica ou de papel, ela facilita a organização das tarefas e dos compromissos a ser cumpridos. 

Compartilhe com seus amigos