Ansiedade, dificuldade de concentração e de aprendizado, falta de memória, fácil irritação, noites mal dormidas, cansaço físico e mental. Esses são alguns dos sintomas da Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA), conceito descoberto e descrito pelo escritor brasileiro Augusto Cury.

Constantemente confundida com o transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), que tem suas causas na genética e em questões ambientais, a SPA é o produto da soma de excessivas atividades, informações e estímulos sociais a que somos submetidos todos os dias, a todo momento. Está relacionada diretamente à dificuldade de gerenciar pensamentos, e acomete geralmente estudantes que passam muitas horas por dia em sala de aula e profissionais que vivem sob constante pressão no ambiente de trabalho.


Com isso, pessoas com a síndrome começam a agir sem pensar, a querer impor suas ideias e opiniões sobre os outros, deixam de ser resilientes para a solução de questões e perdem a sensibilidade de, de vez em quando, se colocar no lugar do outro para evitar conflitos.

Estima-se que, atualmente, cerca de 80% das pessoas sofram da Síndrome do Pensamento Acelerado. Até mesmo crianças já apresentam alguns sintomas, como cansaço excessivo, irritação e dificuldade de concentração, o que reflete diretamente em seu aprendizado.

Assista abaixo a palestra de Augusto Cury sobre a Síndrome do Pensamento Acelerado.


O diagnóstico preciso deve ser feito por um psicólogo ou psicanalista, que irá analisar os relatos do paciente. É este mesmo profissional que irá orientar o tratamento, que passará obrigatoriamente por uma readaptação dos hábitos de vida, como incluir atividades físicas na semana e dedicar períodos do dia para o bem-estar, seja uma meditação, ouvir uma música, ler um livro ou fazer uma caminhada.







Em alguns casos, a diminuição da jornada profissional é recomendada, o que geralmente ocorre com pessoas que têm o costume de acumular muitas horas extras de trabalho e não tiram férias. O ideal, segundo especialistas, é que o paciente com SPA descanse 4 ou 5 dias a cada 4 meses.

Veja abaixo algumas dicas para evitar a Síndrome do Pensamento Acelerado (SPA)

  • Ouvir uma música baixinha e relaxante durante o período de estudo ou de trabalho. Recomendam-se sons da natureza e música clássica, que melhoram a concentração, acalmam a mente e nos dão a sensação de paz;
  • De quando em quando, dê uma olhada nas redes sociais com o objetivo exclusivo de distrair a mente, evitando se envolver em discussões e polêmicas. Também evite fazer muitos acessos por dia, o que pode gerar uma confusão mental pelo excesso de informações;
  • Eleja suas atividades diárias por níveis de prioridade e evite que estímulos externos atrapalhem seu planejamento;
  • Separe uns minutos do dia para atividades como Yoga, meditação ou exercícios físicos e faça disso uma rotina em sua vida;
  • Se os sintomas persistirem, procure a ajuda especializada de um psicólogo ou psicanalista. Sua saúde (e a dos outros) agradece.
Compartilhe com seus amigos