Em meio à pandemia, palavras de amor e paz para cuidar da saúde mental no isolamento. E muita respiração consciente, claro! Eis os ensinamentos da Monja Coen, líder espiritual e fundadora da Comunidade Zen Budista Zendo Brasil, para enfrentar os tempos difíceis impostos pelo novo coronavírus. 

Alguns ensinamentos são o segredo para melhorar a sua energia durante a quarentena. De quebra, se você conseguir, ao longo da vida, manter as práticas ensinadas pela Monja Coen, vai faturar alto em longevidade. Para aprofundar os seus conselhos, fica o convite: dê um pulinho no canal dela no Youtube. 

7 lições da Monja Coen

Livre-se dos pensamentos ruins 

Os pensamentos, bons e ruins, passam pela nossa cabeça, mas não são anjos nem demônios, são as escolhas que treinamos em nós como virtudes ou vícios. Por exemplo, temos o hábito de pensar mal dos outros. Há mais de 40 anos tenho que me policiar para não criticar, julgar, apontar os erros e faltas das pessoas. Se estiver distraída, faço isso.  

Então, temos que aprender a controlar a mente e o pensamento. Não é fácil. Ao perceber os pensamentos não tão benéficos, você já entrou no caminho da meditação e do autoconhecimento. Os pensamentos rondam a nossa cabeça e é preciso escolher no que quer pensar. Se pensa em fazer maldade para você ou outras pessoas, trabalhe a compaixão e a sabedoria com a prece Namu Kanzeon.  

Para isso, endireite a coluna vertebral, coloque os ombros para trás e para baixo, faça uma respiração consciente, inspirando pelo nariz e soltando pela boca, coloque as mãos palma com palma e repita Namu Kanzeon Bosatsu e tudo aquilo que é prejudicial que se afaste 

Esse é o caminho para enxergar a realidade como ela é e sem fazer julgamentos. Você reconhecerá as coisas erradas dos outros, mas não odiará ninguém nem desejará o mal. Você desejará que todos possam despertar e ser verdadeiramente felizes. 

Desenvolva amor próprio 

Precisamos nos cuidar com amor, carinho e respeito. Não é só fazer atividades físicas e alimentação natural. Claro, isso é importante, mas a mente também precisa ficar mais simples, mais saudável e mais sutil. Nesses tempos de pandemia, estamos com os nervos à flor da pele. E como tem preparado o espírito para enfrentar este período?  

Aprecie esses momentos em casa para alimentar a alma do que faz bem. Aprenda a meditar com alguém que seja um verdadeiro professor, leia livros, ouça podcasts. Quando entrar em harmonia com o seu corpo e a respiração, tudo que é prejudicial, bagunçado e esquisito se aquieta. Faça dos lugares em que está o céu. 

Acolha-se! 

Ao perceber que a sua mente está muito alterada, com grandes preocupações, acolha-se. Seus estados de tristeza podem se transformar em estados de preces, orações e intenções boas para o mundo. E aí você se modifica, porque não existe nada fixo. Tudo está em constante transformação, inclusive nossos estados emocionais, mentais e espirituais.  

Perceba como você está neste momento e como pode se manifestar. Às vezes, não temos vontade de fazer nada, mas precisamos nos forçar. Ao perceber que está entrando em ondas descendentes de tristeza, depressão e desânimo para tudo, grite para você: 'Oi, você está aí? Acorda!'.  

Aprecie a vida porque você ainda está vivo, pode caminhar, não está entubado. Levante e faça alguma coisa, cada momento de vida nunca é mais, é sempre menos.  

Medite 

Quando falo em meditação, me refiro a entrar em contato com o que está sentindo e não com o que você deveria sentir. Você não deve apagar o que está sentindo para se tornar uma pessoa diferente de si mesmo. É importante entrar em contato com o que está acontecendo contigo. E é só por meio do conhecimento das próprias emoções, sensações e sentimentos que você poderá fazer escolhas.  

Quando está muito aflito, angustiado e ansioso, talvez não consiga sentar-se para meditar. Então, caminhe dando passos curtos, inspirando e expirando devagar, e repetindo: Eu chamo pela paz, que a paz chegue até mim.   

Quando encontramos nosso estado de tranquilidade, conseguimos fazer o impossível. Com a tranquilidade da respiração consciente, você não só fica com a mente tranquila como aumenta a imunidade do corpo, evitando que se contamine com algumas doenças. 

Aceite a morte 

“...e aprecie a vida. E isso inclui até mesmo o que desconhecemos, como ansiedades, medos, perdas, dores, lamentações, doenças. Tudo isso faz parte da nossa existência. Na morte, ficamos tristes, mas é bom lembrar que este corpo que amamos vai morrer.   

Se perder alguém querido, muito amado, ore e agradeça pelo tempo de vida que ele compartilhou com você. 

Além disso, gostamos de guardar memórias, algumas por escolhas, outras por traumas, dores e dificuldades. Para se libertar disso, olhe para si e perceba o que está acontecendo. Caso contrário, seu ego vai te atormentar e você será infeliz, fazendo da sua própria vida um inferno.  

Quando você muda e se torna um átomo de paz, tranquilidade, amorosidade, ternura e respeito, começa a espalhar isto a sua volta e percebe que o mundo ficou bonito. 

Enfrente a ansiedade 

Acho que todos nós sentimos ansiedade. Quando alguém diz que não, creio, não está sendo muito verdadeiro. Para alguns terapeutas, a ansiedade é a base da depressão. A pessoa muito ansiosa não está vivendo este instante, ela está tão pré-ocupada com o que virá, que não aprecia o momento que está vivendo.

Também tem quem sinta a ansiedade do passado e está sempre reclamando do que passou. Livre-se disso: faça uma respiração consciente. Parece nada, mas é uma chave de ouro. Ou seja, tire a sua respiração ansiosa, que fica localizada no pulmão, e baixe-a para a região abdominal.  

Todos fincamos ansiosos para uma reunião, um encontro, uma prova. Mas ganhamos autoconfiança quando estudamos e nos sentimos preparados. Então, seja para qual for a ocasião, estude. Você verá que o nível de ansiedade baixará no amor, no trabalho, enfim, para qualquer desafio. 

Perceba os sinais de mudança 

“O corpo e a mente podem perceber que é o momento de mudar. Então, observe a oportunidade. Sente-se um pouco e pergunte-se: ‘O que estou fazendo é benéfico para mim? Está dando resultados positivos para minha vida e para as pessoas em torno de mim? Meus relacionamentos estão em harmonia ou será que preciso mudar algo? O que posso mudar e onde?  

Os sinais não estão apenas lá fora, em algum lugar, eles estão dentro de você também. E é preciso olhar para si com profundidade para perceber o que precisa mudar, como mudar e quando mudar. 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: