Ter um propósito na vida pode ajudá-lo a viver mais tempo, segundo vários estudos científicos. O mais surpreendente é que esse efeito pode ser até maior do que o de outros aliados da longevidade, como alimentar-se bem, praticar exercícios físicos e não fumar. Pode, inclusive, proteger o cérebro contra os danos da doença de Alzheimer.

Apesar de aposentados tenderem a viver menos do que quem continua trabalhando, o efeito favorável de uma vida com significado independe disso e vai além de ter boas relações afetivas e emoções positivas.

O senso de propósito advém da consciência do que você deseja alcançar, do que você faz que tem importância ou da sensação de fazer o bem. E isso não tem idade, porque o benefício se dá mesmo entre pessoas jovens e de meia-idade, não somente entre idosos.

Nas pesquisas científicas, a medida do propósito de vida é feita perguntando o quanto você concorda ou discorda de afirmações como:

1 – “Algumas pessoas vagam sem rumo pela vida, mas eu não sou uma delas.”

2 – “Eu me sinto bem quando penso o que já fiz no passado e o que espero fazer no futuro.”

3 – “Às vezes, sinto como se eu tivesse feito tudo o que há para fazer na vida.”

4 – “Eu costumava definir metas para mim, mas agora parece um desperdício de tempo.”

5 - “Minhas atividades diárias, muitas vezes, parecem triviais e sem importância para mim.”

Pois bem, é hora de você se fazer as perguntas acima. Investigue como o propósito se dá na sua vida: ajudando a cuidar dos netos; exercendo um trabalho com significado pessoal ou doando seu tempo para ajudar pessoas da sua comunidade.

Se você já se ofereceu a um trabalho voluntário servindo refeições, cuidando de crianças ou doentes, auxiliando em um centro religioso, você sabe como é bom ajudar os outros.

Vários estudos já demonstraram uma relação substancial entre fazer atividades de voluntariado e a boa saúde, incluindo maior longevidade, menores taxas de depressão e dor crônica, menos doenças cardíacas e maior capacidade motora.

No caso específico do voluntariado, os benefícios são mais proeminentes em pessoas acima de 60 anos e que já se aposentaram. Bastam uma ou duas horas por semana para ter um efeito significativo na saúde.

E então, você tem uma missão pessoal? Como anda o sentido da sua vida?

Se estiver cheia de propósitos, parabéns!

Se essas forem perguntas difíceis de responder, que tal usar o seu tempo para melhorar a vida de outras pessoas? Em contrapartida, você poderá viver mais e melhor.

Compartilhe com seus amigos