O Governo Federal anunciou que os brasileiros deverão se identificar com o número do CPF para tomar a vacina contra Covid-19 no Brasil.  Além disso, em entrevista à imprensa na quinta-feira (8), o secretário executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, revelou que ao menos 140 milhões de doses deverão ser distribuídas no país ainda no 1º semestre de 2021.

Por meio de uma plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS), os vacinados poderão salvar e compartilhar o comprovante de vacinação. O objetivo do cadastro, segundo o Governo, é monitorar possíveis reações adversas à vacina da Covid-19. Outra intenção é evitar que uma mesma pessoa tome mais de uma dose de vacinas diferentes, já que o Ministério considera, atualmente, mais de nove possibilidades de imunizantes em desenvolvimento.

A estimativa de distribuição de 140 milhões de doses considerou a negociação com o laboratório AstraZeneca, que desenvolve a vacina da Universidade de Oxford, e a recente adesão do Ministério da Saúde à iniciativa de Acesso Global de Vacinas Covid-19, chamada Covax Facility. Segundo o Governo Federal, “trata-se de uma ação internacional coordenada prioritariamente pela Aliança Gavi, com o objetivo de promover a produção e o acesso global a um imunizante contra a Covid-19”. 

Acesse: tudo o que você precisa saber sobre a Covid-19

Testes das vacinas

O sistema de testes das vacinas também foi ampliado. Conforme divulgado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) nesta sexta-feira (9), mais seis hospitais da rede foram adicionados aos centros de pesquisa brasileiros responsáveis por testar, em larga escala, a segurança e eficácia de três vacinas contra a Covid-19 no Brasil. As três vacinas são:

  • a vacina da farmacêutica AstraZeneca, que é testada pelo hospital de Santa Maria (HUSM-UFSM/Ebserh); 
  • a vacina da Jansen-Cilag, unidade farmacêutica da Johnson & Johnson nos Estados Unidos e Bélgica, que é testada em sete mil voluntários no Brasil, sendo mil por meio do hospital de Salvador (Hupes-UFBA/Ebserh);
  • a CoronaVac, vacina produzida pela China cujo estudo é coordenado no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo. Os testes dessa vacina ocorrem no Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB/Ebserh), no Complexo Hospital das Clínicas (CHC-UFPR/Ebserh), no hospital de Pelotas (HE-UFPel/Ebserh) e no hospital de Cuiabá (HUJM-UFMT/Ebserh).

Faça seu cadastro no formulário abaixo e fique por dentro das notícias mais recentes sobre o novo coronavírus.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: