Em transmissão online nesta terça-feira (9), a Organização Mundial da Saúde (OMS) disse ser um “mal entendido” a declaração da chefe de departamento de doenças emergentes, Maria Van Kerkhove, sobre ser “muito rara” a transmissão do coronavírus por assintomáticos.

“É um entendimento errado afirmar que uma transmissão assintomática globalmente é muito rara. Eu estava falando sobre um subconjunto de estudos. Também fiz referência a alguns dados que ainda não foram publicados, informações que recebemos de nossos estados-membros”, esclareceu a especialista.

A médica afirma que o fato de que algumas pessoas infectadas pelo coronavírus não desenvolvem sintomas já é conhecido e que esses indivíduos podem, sim, transmitir o vírus.

Transmissão do coronavírus 

Sobre as possibilidades de transmissão do novo coronavírus, a médica afirmou que é necessário realizar mais estudos para chegar a uma “resposta verdadeira”. E comentou que deve haver esforços dos governos para identificar e isolar pessoas que apresentam sintomas.

"Esses indivíduos (assintomáticos) precisam ser analisados cuidadosamente para entender a transmissão. Há países que estão fazendo uma análise detalhada desses indivíduos e eles não estão achando transmissão secundária. É muito rara”, pontua Maria Van Kerkhove.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: