Há pelo menos um ano, temos consumido uma grande quantidade de informações sobre o novo coronavírus. Dos noticiários às redes sociais, o assunto permanece em alta - e não é para menos. A gravidade da situação tem nos deixado cada vez mais alertas aos sintomas e aos níveis de contaminação. São exemplos a falta de ar, tosse seca, febre, cansaço físico e coriza. 

Porém, se trata de uma doença ainda nova para a ciência. Por isso, acontecem variações de organismo para organismo. 

O vírus age no corpo como um todo e, em casos mais problemáticos, podem surgir sintomas graves do coronavírus. Ocorre que a doença influencia também na oxigenação no sangue. Com menos oxigênio circulando no corpo, algumas pessoas podem apresentar confusão mental, delírios, irritabilidade, agitação, tontura e mal-estar.  

Sintomas graves do coronavírus

  • Tempestade inflamatória nos órgãos 

Ainda falando sobre situações críticas, uma pequena parcela da população pode desenvolver uma inflamação aguda. O sintoma também é conhecido como tempestade inflamatória, produzida pelo próprio sistema imunológico. 

Para combater o vírus, o nosso corpo libera uma molécula chamada citocina. Ela funciona como um sinal vermelho quando há um agente estranho no organismo. Ela acelera o processo inflamatório para que o sistema imunológico identifique e atue mais rápido. 

O que acontece no caso de pacientes com Covid-19 é um bombardeio dessas moléculas, deixando o organismo fora de controle.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Cientistas chineses do departamento de cardiologia da Faculdade de Medicina da União de Pequim, identificaram outras maneiras pelas quais o novo coronavírus pode desencadear problemas cardiovasculares. Entre elas, a infecção dos tecidos cardíacos e o agravamento de problemas cardiovasculares existentes. 

  • Insuficiência renal 

Um estudo publicado no Journal of the American Society of Nephrology mostrou que casos severos de Covid-19 estão ligados à alta probabilidade de gerar insuficiência renal aguda, ou seja, quando os rins param de funcionar de repente. Os rins são responsáveis em filtrar o sangue e, uma vez que a circulação está cheia de substâncias inflamatórias, elas tomam conta do órgão. 

conheça os sintomas graves do coronavírus e pouco conhecidos

Crédito: Lightspring/shutterstock

Além da inflamação, as células renais possuem muitos receptores que servem de porta de entrada para o vírus, aumentando a possibilidade de contágio. Esses receptores, chamados de proteína ACE2 (enzima conversora da angiotensina 2), geralmente são mais evidentes em pessoas com doenças crônicas, como hipertensão e diabetes, tornando-as mais vulneráveis. 

  • Problemas cardiovasculares

Dentre os sintomas graves do coronavírus, existe um risco alto na formação de trombos e coágulos sanguíneos. Muitos pacientes apresentaram o quadro, como o conhecido caso do ator Nick Cordeiro, que precisou amputar a perna por complicações da doença. A trombose é a formação de coágulos nas veias e artérias, dificultando a circulação e obstruindo total ou parcialmente os vasos sanguíneos.

Mas você deve estar se perguntando qual é a relação com o coronavírus. Lembra dos receptores chamados ACE2? Eles geralmente são encontrados no endotélio, uma espécie de tecido que reveste os vasos sanguíneos e a parte interna do coração. Esse pode ser o motivo – ou um dos – para o aumento de casos de AVC em pacientes de Covid-19 com menos de 50 anos sem histórico de problemas cardiovasculares ou da presença de microtrombos nos pulmões, já que o ACE2 está presente principalmente no pulmão e nos vasos cardíacos. 


Para receber notícias sobre o coronavírus em primeira mão, cadastre-se no formulário abaixo.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro



Leia Mais:

Entenda por que as pessoas com diabetes são mais vulneráveis ao coronavírus

Hormônios femininos podem ter papel protetor contra Covid-19

Homens são mais resistentes ao uso de máscara facial, aponta estudo

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: