A boca é a porta de entrada para bactérias e outros micro-organismos prejudiciais à saúde, por isso é fundamental manter a saúde bucal em dia. Quando não cuidada, ela pode virar um grande problema e trazer complicações sérias para o organismo.

De acordo com Carolina Couceiro, especialista em odontopediatria e ortodontia, uma boa saúde bucal pode diminuir o risco de desenvolvimento de doenças na boca e complicações dentárias. “As doenças bucais, por sua vez, podem levar ou agravar enfermidades, principalmente doenças cardiovasculares e diabetes”, afirma.

Um sorriso bonito e bem cuidado pode ajudar a abrir caminhos, por isso veja as principais dicas para manter sua boca sempre limpa e longe de doenças. 

Os maiores vilões da saúde bucal

Para cuidar bem da boca, antes é preciso entender o que pode prejudicá-la. Carolina explica que existem muitos fatores que podem afetar a saúde bucal, principalmente alimentares, então é preciso tomar bastante cuidado com o que você ingere.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


“O açúcar é um grande vilão por ser o principal alimento das bactérias causadoras da placa bacteriana, que está associada ao aparecimento da cárie e do mau hálito”, conta a dentista. Dentre os alimentos ricos em açúcar, balas e doces se destacam, pois grudam nos dentes e dificultam a limpeza após seu consumo.

Comidas com muito amido, como pães, macarrão e batata, também ficam facilmente presas nos dentes e são difíceis de serem retiradas durante a escovação. “É um prato cheio para as bactérias da cárie”, aponta Carolina.

E as bebidas não ficam de fora. Isotônicos e energéticos são ácidos e desgastam o esmalte dos dentes, enquanto mate e café podem causar, a longo prazo, o amarelamento dentário. Já o consumo de álcool provoca a diminuição da saliva responsável por proteger contra o ácido produzido pelas bactérias da cárie.

E para os fumantes, atenção: o cigarro é responsável por causar halitose e manchas nos dentes.

saúde bucal

Crédito: Pixel-Shot/Shutterstock

Cuidados para manter a saúde bucal

Cuidar da saúde bucal pode ser simples, mas, nem por isso, deve ser ignorada. A escovação adequada e o uso de fio dental são primordiais para manter a higiene oral. “Devemos também diminuir a frequência e a quantidade de açúcar consumido, priorizando alimentos naturais, saudáveis e ricos em fibras durante a alimentação”, comenta Carolina. “Além disso, visitar periodicamente um dentista é uma forma de evitar diversos problemas bucais e realizar diagnósticos precoces”.

Escova de dentes

Os dentistas recomendam que a escovação seja feita três vezes ao dia. No entanto, Carolina explica que o número de escovações necessárias é pessoal e que pode variar de acordo com os hábitos e a dieta de cada um. Ela reforça que a escovação é imprescindível para ter um sorriso bonito e saudável e que deve ser feita todos os dias, sempre após cada refeição.

A escova de dentes ideal é aquela de tamanho adequado à boca, com cerdas macias. Quando a escovação é feita em excesso, escovas com cerdas duras podem causar problemas, como abrasão dentária (desgaste dos dentes provocada por fricção aplicada), sensibilidade dentinária e retração gengival (quando o tecido da gengiva diminui e deixa parte da raiz dentária exposta).

É também aconselhado trocar a escova dental a cada três meses, sempre que as cerdas estiverem desgastadas.

Enxaguante bucal

Um grande aliado da saúde da boca é o enxaguante. Mas é importante avisar: ele não substitui a escovação, nem o uso de fio dental. “O enxaguante age dissolvendo a placa bacteriana, prevenindo algumas doenças e removendo as bactérias que ainda insistem em permanecer na boca, mesmo após o escovar dos dentes”. 

Para Carolina, seu uso é mais importante em pessoas com cáries ou com problemas como gengivite ou periodontite (infecção bacteriana dos tecidos, ligamentos e ossos que envolvem e sustentam os dentes). Ele também pode ser utilizado após cirurgias e por usuários de próteses para complementar a higiene. “Lembrando que o produto deve ser indicado por um dentista”, recomenda.

Creme dental

Existem muitas marcas e tipos de creme dental no mercado, por isso é bom ficar de olho no que for mais adequado às suas necessidades e que não prejudique a saúde da sua boca. Uma pasta muito abrasiva, por exemplo, pode proporcionar uma limpeza mais eficiente, mas, em contrapartida, também pode causar danos nos dentes e deixar o esmalte cheio de rugas.

Pessoas que não apresentam problemas bucais ou condições especiais em seus dentes e suas gengivas podem procurar pastas que tenham como objetivo realizar a higienização e o fortalecimento do esmalte contra a cárie. De acordo com Carolina, o ideal é que essas pastas contenham uma quantidade correta de flúor, de pelo menos mil ppm (partes por milhão).

Já no caso de pessoas com alguma doença ou outras particularidades (como sensibilidade nos dentes ou uso de prótese), o uso de cremes específicos é o mais recomendado. “Por isso, consultar um dentista é essencial para que ele possa indicar o melhor creme dental de acordo com as necessidades dos dentes e dos tecidos bucais”.

Também é preciso ficar atento aos cremes clareadores e branqueadores. “Eles ajudam apenas a diminuir as manchas causadas pelos alimentos e sua ação se restringe à superfície do esmalte dentário”, explica a dentista. “Esses cremes não oferecem o mesmo resultado dos tratamentos realizados em consultório dentário”.

Hábitos que devem ser evitados

Além desses cuidados básicos com a boca, existem alguns hábitos que devem ser evitados. O palito de dentes, por exemplo, frequentemente usado por muitas pessoas após as refeições, deve ser deixado de lado. “Pelo seu formato pontiagudo, o palito pode machucar a região da gengiva e causar lesões. O correto é usar o fio dental, já que ele é feito exatamente para limpar os dentes e não oferece riscos”, comenta Carolina.

Outra dica é trocar escovas duras ou com cabeça grande por aquelas mais flexíveis e com cabeça menor. Creme dental em excesso e escovação feita com muita força também devem ser evitados. Para a dentista, o que deve ser feito é exatamente o contrário. “A escovação deve ser feita de forma suave e a escova precisa ser macia, de cabeça pequena. A quantidade de creme dental correta para uma pessoa adulta deve ser do tamanho de um grão de ervilha”.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: