Cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles (UCLA), nos Estados Unidos, revelaram ter enfim descoberto a fórmula para o rejuvenescimento. De acordo com Steve Horvath, pesquisador da UCLA e um dos responsáveis pelo estudo, a descoberta mostrou que é possível reverter o envelhecimento e não apenas retardá-lo.

Durante um ano, um grupo de nove voluntários foi tratado com um coquetel de três medicamentos - um hormônio do crescimento e dois medicamentos para diabetes. O objetivo inicial do experimento era regenerar a glândula timo, responsável pela maturação e seleção dos linfócitos T, que atuam diretamente no sistema imunológico.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Além de sinais de rejuvenescimento no sistema imunológico dos participantes, os resultados mostraram que os participantes haviam rejuvenescido cerca de 2,5 anos em seus relógios epigenéticos, teste molecular que busca marcas químicas distintas que são conhecidas por se acumularem continuamente no DNA de cada pessoa.

"Eu esperava ver a desaceleração do relógio, mas não uma reversão. Isso pareceu meio futurista", revelou Horvath.

Ainda serão necessárias novas pesquisas que confirmem as conclusões do estudo.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: