Pacientes com Covid-19 podem ser mais propensos ao desenvolvimento de diabetes, sugere carta publicada no "The New England Journal of Medicine" e assinada por um grupo internacional de 17 cientistas.

De acordo com o grupo, que se dedica ao projeto "CoviDiab Registry", muitas evidências começaram a surgir desde o início da pandemia, o que mostra uma relação bidirecional entre a Covid-19 e o diabetes que merece uma investigação mais criteriosa.


Você não pode prever o que vai acontecer amanhã, mas pode se planejar para proteger a renda da sua família. Clique aqui e simule o seu seguro de vida.


"Por um lado, o diabetes está associado a um risco maior de desenvolver a Covid-19 grave. Por outro, foi observada em pacientes com Covid-19 o diabetes desenvolvido recentemente e também complicações metabólicas graves decorrentes de uma versão pré-existente da doença, incluindo a cetoacidose diabética e a hiperglicemia hiperosmolar, que necessitam de doses excepcionalmente altas de insulina", diz a carta.

Em todo o mundo, números mostram que 20% a 30% por cento de todos os pacientes que morreram em decorrência do novo coronavírus eram portadores de diabetes. Os cientistas acreditam que o fato esteja relacionado à forma como a Covid-19 ataca os tecidos do corpo humano.

Coronavírus e o diabetes: o que acontece no organismo?

Uma das portas de entrada nas células é o receptor ACE2, localizado nos pulmões e vias respiratórias, mas também no pâncreas, no intestino delgado, no tecido adiposo, no fígado e rins, órgãos que atuam na regulação da glicose. A chegada do vírus a esses tecidos poderia causar disfunções no metabolismo, o que, de acordo com os cientistas, poderiam levar ao aparecimento do diabetes.

Já no caso de pacientes que já tinham o diabetes, a infecção pelo novo coronavírus pode causar complicações ainda mais graves.

Para Francesco Rubino, professor de cirurgia metabólica no King's College London e pesquisador no projeto CoviDiab Registry, o curto período de contato humano com esse novo coronavírus ainda não permite saber exatamente como ele age no metabolismo da glicose. "Não sabemos se a manifestação aguda do diabetes nesses pacientes representa o tipo 1 clássico, o tipo 2 ou possivelmente uma nova forma de diabetes", declarou.

Ainda na carta, o grupo solicita que a comunidade médica internacional siga compartilhando observações clínicas relevantes que possam ajudar a responder essas perguntas.

Leia mais:

Novo coronavírus provoca aumento de 60% na venda de seguro de vida para pessoas com diabetes

Entenda por que as pessoas com diabetes são mais vulneráveis ao coronavírus

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: