O começo do ano é a época preferida dos brasileiros para aproveitar o sol e garantir um bronzeado para os próximos meses. No entanto, é preciso tomar cuidado com os perigos da exposição em excesso. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 180 mil novos casos são registrados todo ano no Brasil. Por isso, se estiver pensando em pegar sol, não se esqueça de passar o protetor solar.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Para ajudar você a entender um pouco mais sobre os benefícios e a importância do protetor solar, conversamos com a dermatologista Cristina Graneiro e com o dermatologista e coordenador nacional da Campanha Dezembro Laranja, Elimar Gomes. Eles comentam sobre os mitos e as verdades sobre esse produto.

6 mitos e verdades sobre o protetor solar

O protetor solar pode prevenir o câncer de pele

VERDADE. “O protetor solar previne o câncer de pele sim”, afirma Cristina. Ela explica que pessoas que usam o produto também podem ter a doença, mas as chances aumentam consideravelmente em pessoas que não o usam. “O uso do protetor solar é importante justamente porque reduz o dano que a radiação solar causa à nossa pele”, comenta.

Gomes reforça essa posição e aponta que mais de 90% dos danos de câncer de pele são causados pela exposição aos raios ultravioleta do sol. “Inúmeros estudos demonstram que tanto a exposição crônica diária (pequena quantidade de sol nas áreas expostas do corpo durante a vida), quanto a exposição intensa e intermitente (episódios de exposição prolongada e desprotegida) à radiação ultravioleta estão diretamente relacionadas ao aumento do risco de desenvolvimento de câncer de pele”, diz o médico.

Pessoas de pele morena ou negra não precisam usar protetor solar

Mito. “Todas as pessoas devem usar filtro solar”, assegura Cristina. Pessoas de pele mais clara devem ter mais cuidado, seja escolhendo filtros com FPS (Fator de Proteção Solar) mais altos, seja aplicando várias vezes ao longo do dia. Mesmo assim, pessoas de todo tipo de pele devem usar protetor solar.

Não é preciso usar filtro solar na sombra 

Mito. Os efeitos dos raios ultravioleta podem ser sentidos mesmo na sombra ou em locais com pouca exposição ao sol. “O efeito do sol é cumulativo ao longo da vida, então o ideal é que o filtro solar seja usado mesmo no dia a dia”, conta Cristina. Essa medida é fundamental principalmente para pessoas que querem prevenir ou tratar manchas. “Elas devem usar filtro solar o tempo todo”, recomenda.

É preciso se proteger nos dias nublados

Verdade. Assim como acontece na sombra, os raios ultravioleta também estão presentes em dias nublados, e com a mesma intensidade do que nos dias de sol. Por isso, o protetor solar não pode ser esquecido mesmo quando o tempo está fechado.

O protetor solar deve ser aplicado mais de uma vez ao longo do dia

Verdade. O indicado é que o filtro seja aplicado a cada duas horas se houver exposição intensa ao sol, como na praia, na piscina ou durante a prática de esportes ao ar livre. Se houver imersão na água, o produto deve ser reaplicado logo em seguida. Já em ambientes fechados ou durante a rotina de trabalho, o protetor pode ser usado duas vezes ao dia: antes de sair de casa e na hora do almoço.

Nos casos de muita exposição ao sol, Gomes recomenda que a aplicação seja feita com muita atenção e cuidado. “A primeira aplicação do produto deve ser feita pelo menos 15 minutos antes da exposição solar, de preferência sem roupa”. 

O protetor usado no rosto pode ser o mesmo do corpo

Mito. Muitas pessoas usam um mesmo produto para o rosto e o corpo, mas as duas áreas podem ter características diferentes. Por exemplo, uma pessoa pode ter um rosto oleoso, enquanto a pele do corpo é seca. Por causa disso, o ideal é utilizar filtros que atendam a essas necessidades específicas.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: