Pesquisadores britânicos identificaram um medicamento que pode ajudar na recuperação de pacientes graves com Covid-19. De acordo com os dados preliminares de um estudo divulgado nesta terça-feira (16), trata-se de um tipo específico de corticoide comum, de baixo custo e amplamente disponível.

"É fantástico que o primeiro tratamento que demonstradamente reduz a mortalidade esteja instantaneamente disponível em todo o mundo", afirmou Martin Landray, professor de medicina e epidemiologia do Departamento de Saúde da População da Universidade de Oxford. Um dos principais responsáveis pelo estudo, Landray garantiu que os resultados completos serão divulgados em breve.

O medicamento foi testado em mais de 2.000 pacientes e os resultados foram comparados a 4.300 outros que receberam os cuidados de praxe. Para os pacientes que estão em aparelhos respiradores, os testes mostraram que o risco de morte caiu de 40% para 28%. Já entre os que receberam apenas oxigênio, o risco baixou de 25% para 20%. Não houve constatação de melhora em casos mais leves.

Também responsável pelo estudo, o doutor Peter Horby, da Universidade de Oxford, comemorou o resultado. “O benefício para sobrevivência é claro e alto em pacientes que estão doentes a ponto de terem que receber tratamento com oxigênio, então esse deve ser o padrão de cuidado nesses pacientes”, disse.

Os pesquisadores também testaram a hidroxicloroquina nos pacientes que participaram do estudo, mas constataram a ineficácia do tratamento contra o coronavírus.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: