80% da população mundial sente dor na lombar; confira dicas para evitá-laPor acaso você sentiu dor na lombar hoje? Se a resposta foi positiva, você faz parte dos 80% de todo mundo que sente ou já sentiu dores na região, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A manifestação é chamada de lombalgia e, na verdade, é um sintoma e não uma doença.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, a dor na lombar é um indício de que existe algum outro problema. Este pode ser mais grave, pontual ou crônico. A dor pode estar associada a “artrose nas facetas articulares, disco intervertebral, compressão nervosa da estrutura ou pode ser um somatório de problemas que levam à lombalgia”, explica o ortopedista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo, Alexandre Penna.

Já que se trata de um sintoma e não de uma patologia, o primeiro passo é identificar o porquê de sentir a dor. “Entendendo o diagnóstico, conseguimos tratar da forma correta. Se for uma fratura por osteoporose existe um tratamento específico”, exemplifica Penna.

80% da população mundial sente dor na lombar; confira dicas para evitá-la

Em todos os lugares você pode se acidentar e dar um mau jeito na coluna lombar. Isso pode ocorrer inclusive fazendo as atividades do dia a dia em casa. Uma queda que poderia ser evitada pode se tornar uma dor constante e até um contratempo financeiro, caso necessite de muito investimento para o tratamento.

A dor na lombar é considerada um problema de saúde pública em todo o mundo. É a principal causa de incapacidade, de acordo com estimativas de uma revisão sistemática com 165 estudos de 54 países.

Esse é um dos motivos da importância de fortalecer o corpo e a musculatura paravertebral, que se localiza junto da coluna vertebral. Segundo o ortopedista, “é preciso manter essa região firme, pois o músculo enrijecido protege a articulação das vértebras, prevenindo lesões”.

Na maioria das vezes, o quadro acontece em pessoas sedentárias ou com mais de 60 anos e normalmente está relacionado a erros de postura, obesidade e perda de massa muscular. Por isso se faz necessário adotar bons hábitos, como sugere o especialista.

Dicas para evitar dor na lombar

- Pratique atividade física regularmente;

- Fortaleça a musculatura do core;

- Evite ficar muito tempo na mesma posição;

- Alongue-se constantemente;

- Respeite a força e o ritmo do seu corpo. Não exagere no peso que usa na musculação;

- Procure fazer movimentos conscientes. Caso precise abaixar para pegar algum objeto do chão, faça-o lentamente, usando a força das pernas e do abdômen.


À medida que seus pais envelhecem, ocorre a perda de massa muscular e eles ficam mais suscetíveis às quedas. Não dê bobeira! Proteja-os e contrate o seguro de acidentes que a MAG Seguros criou com a ajuda do Instituto de Longevidade. Clique aqui e veja os valores.


Leia Mais:

Maioria das quedas de idosos acontece no quarto; saiba como preveni-las

Limitações físicas: saiba como identificar e contornar o problema

5 dicas para voltar a praticas exercícios físicos com segurança

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: