O diagnóstico do câncer de mama é um fator chave para aumentar as chances de cura da doença. Os médicos apontam que a idade é um dos principais fatores de risco desse tipo de neoplasia. É neste sentido que os especialistas recomendam que as mulheres realizem exames periódicos para rastreamento da doença. Principalmente a partir dos 40 anos.

"A mamografia e a ultrassonografia das mamas devem ser feitas anualmente a partir dessa idade. Mulheres com algum componente hereditário ou outro fator de risco estabelecido pelo médico também podem realizar o exame mais cedo ou incluir a ressonância magnética das mamas na rotina", afirma Débora Gagliato, oncologista da BP - A Beneficência Portuguesa de São Paulo e especializada nesse tipo de câncer.

A ginecologista Helena Proni Fonseca Saú explica, ainda, que a partir dos 40 anos algumas doenças são mais comuns. Dentre elas, o câncer de mama, o câncer de colo de útero e as doenças cardiovasculares. “O câncer de mama quando diagnosticado nos estágios iniciais, tem uma taxa de sobrevida em 5 anos entre 80 e 99%. Nos estágios mais avançados, essa porcentagem cai para 30%", afirma Helena.

Existem outros fatores de risco da doença. Familiares de primeiro grau com diagnóstico de câncer de mama ou paciente que teve menstruação precoce e menopausa tardia. Essa característica mostra exposição mais prolongada aos hormônios femininos. Além disso, sedentarismo, obesidade, uso excessivo de bebidas alcoólicas, e alguns tipos de terapia de reposição hormonal na mulher pós-menopausa também podem influenciar.

Como fazer o diagnóstico do câncer de mama?

Segundo os médicos, o diagnóstico do câncer de mama pode ser mais difícil no início da doença. Isso ocorre porque nessa fase o tumor está localizado e alguns pacientes podem ser assintomáticos. Para descobrir o câncer de mama é preciso estar atento aos sinais do corpo.

"À medida que o tumor evolui, indo para a axila, por exemplo, a paciente pode manifestar outros sintomas. Nódulo palpável na mama, alteração do aspecto da pele da mama como vermelhidão, aparência de pele de casca de laranja ou saída de secreção pelo mamilo. Sendo assim, sempre que a mulher tiver algum sintoma, ela deve procurar um médico. De preferência o ginecologista, que deve encaminhá-la a um especialista na área como o mastologista ou o oncologista clínico", ressalta a especialista Débora Gagliato.

diagnóstico do câncer de mama Crédito: create jobs 51/shutterstock

Se detectada alguma anomalia, dois exames são padrões para diagnosticar o câncer de mama. São eles a mamografia e o ultrassom das mamas. A mamografia é um exame radiológico que faz a avaliação da mama a partir de um aparelho Raio-X. Denominado mamógrafo, ele permite observar as lesões redondas ou ovais. Já a ultrassonografia das mamas é feita com um aparelho transdutor. Esse possibilita avaliar se a lesão é cística ou sólida.


O câncer de mama, além de todo o desgaste psicológico, também gera custos financeiros. Para evitar problemas financeiros e ter os melhores cuidados, conheça os planos da MAG Seguros com cobertura para doenças graves. Veja, então as melhores alternativa para cuidar da saúde.


Leia Mais:

Câncer: como lidar com o custo financeiro e psicológico da doença?

Seguro de vida para os pais: qual o momento certo para falar sobre a contratação do produto?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: