O grupo Johnson & Johnson anunciou nesta segunda-feira (12) a pausa nos testes realizados com a vacina contra o novo coronavírus. A decisão foi tomada após um dos participantes apresentar uma doença “inexplicada”, ou seja, que poderia estar relacionada ou não à imunização.

De acordo com a empresa, as regras para estudos clínicos prevêem sua interrupção caso ocorra algum “evento adverso sério e inesperado” que possa estar ligado aos testes. A pausa é necessária para que a empresa consiga revisar a pesquisa e decidir se os testes devem ser retomados com os devidos cuidados.

Acesse: tudo o que você precisa saber sobre a Covid-19

Em relação às condições de saúde do participante, a Johnson não liberou nenhum tipo de informação, resguardando a privacidade do mesmo. Segundo uma nota divulgada pela companhia, é preciso entender mais sobre a doença do participante antes de compartilhar mais informações ao público. Dessa forma, ainda não se sabe se a doença é um efeito da vacina ou não.

A vacina da Johnson no Brasil

A vacina produzida pela Johnson & Johnson é uma das quatro que receberam autorização para testes de fase 3 no Brasil. De acordo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o caso noticiado ocorreu no exterior.

Os testes foram autorizados no Brasil em agosto, mas, até então, não tiveram início. Voluntários de sete estados, além do Distrito Federal, foram escolhidos para participar da imunização: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo.

Os testes da vacina começaram em setembro no restante do mundo, mas a Johnson não revelou quantas pessoas foram imunizadas até o momento. A empresa também não comunicou uma previsão de retorno dos testes.

Para receber notícias sobre o coronavírus em primeira mão, cadastre-se no formulário abaixo.

Coronavírus: cadastre o seu e-mail e receba notícias

Tenha as últimas notícias sobre as medidas de contenção e prevenção, número de casos, tratamento e muito mais. Juntos, podemos virar este jogo! Cadastre-se agora.

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: