O Carnaval é sinônimo de festa, alegria e descontração. Muitos já estão voltando para a sua rotina, mas ainda há muita folia para curtir. Porém, mesmo durante as festas, é importante se lembrar de cuidar da saúde íntima e proteger-se das doenças e infecções que costumam pipocar nesta época do ano. É preciso ficar atento ao uso dos banheiros químicos e não se esquecer de sempre carregar preservativos na bolsa. As roupas que você usa também podem causar problemas na pele se estiverem molhadas ou se o material não for adequado.

Segundo a ginecologista Camilla Pinheiro Barros, muitas consultas médicas acontecem após o período do Carnaval. “São mulheres que se esqueceram de tomar o anticoncepcional, que não se hidrataram corretamente ou que tiveram uma infecção vaginal por causa do biquíni molhado. Ou porque esperaram muito tempo para ir ao banheiro e precisaram segurar o xixi”, comenta.

Veja como cuidar da saúde íntima durante o Carnaval

Faça sexo seguro

Para Camilla, a primeira e mais importante dica é para todas as pessoas que desejam aproveitar a festa para paquerar. “Usem camisinha! Esse é o cuidado mais importante de todos”, diz. Além de evitar uma gravidez indesejada, o uso do preservativo também impede a transmissão de doenças como sífilis, HPV e gonorréia.

A ginecologista também aproveita para recomendar às mulheres que estejam sempre juntas de outras mulheres e que fiquem atentas aos casos de assédio. “Afinal de contas, não é não”, enfatiza.

Evite o biquíni molhado

Em cidades litorâneas, como o Rio de Janeiro, é bem comum que muitas mulheres saiam da praia e sigam direto para o bloquinho Nesses casos, lembre-se sempre de trocar o biquíni molhado por uma calcinha seca, de preferência de algodão. “Evite usar a parte de baixo do biquini molhada, pois ela pode alterar o pH vaginal e gerar infecções, como a candidíase”, explica Camilla. O ideal, portanto, é entrar na folia com roupas leves, permitindo que a pele respire melhor.

Banheiros químicos no carnaval. Imagem para ilustrar a matéria sobre saúde íntima feminina. Crédito: Luis War/Shutterstock

E quanto ao short jeans?

“Pode usar o short jeans, mas não fique com ele o dia todo”, diz a médica. Assim como a lycra do biquíni, o jeans deixa pouca ventilação para as partes íntimas. O mais indicado é evitar usá-lo todos os dias de festa. “Vai revezando sua fantasia, mas sem deixar de se divertir. Apenas lembre-se de deixar sua pele respirar”.

Nunca segure a urina

Segurar a urina é outra forma de ficar doente durante o Carnaval. Segundo Camilla, é melhor usar os banheiros químicos durante os bloquinhos do que segurar e deixar para urinar depois. “Não prenda o xixi, porque isso pode provocar uma infecção urinária”, reforça a ginecologista.

Tome cuidado com os banheiros públicos

E o que fazer na hora de usar um banheiro químico? Camilla recomenda ter sempre um lencinho na bolsa para ajudar nessas horas e evitar sentar na tampa da privada. “É raro alguém pegar uma doença grave por causa disso, mas é possível contrair uma infecção vaginal”. Dê preferência a lenços comuns, pois os umidecidos podem alterar o pH vaginal e provocar infecções. E depois de urinar, lembre-se sempre de usar álcool gel nas mãos.

Mantenha-se hidratado

A hidratação também é importante para a sua saúde íntima. Por isso, beba bastante água durante a folia para não correr o risco de sofrer um cálculo renal (pedra nos rins).

O que levar na bolsa?

Para a médica, existe a tríade perfeita da ginecologia: camisinha, álcool gel e lencinho de papel. Tenha sempre esses três itens na bolsa, junto com a sua identidade e um pouco de dinheiro. Assim, você garante um Carnaval perfeito para a sua saúde íntima.


Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Leia também:

Dicas de carnaval para idosos: 5 cuidados que você precisa ter

Pular carnaval exige cuidados com a articulação; veja como aproveitar sem dores

Preservativos também são fundamentais no carnaval dos grisalhos

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: