Muitas pessoas pensam que só depois dos 50 anos é preciso se preocupar em fazer determinados exames de saúde. No entanto, a necessidade de um check-up nem sempre segue uma cronologia tão exata. Há situações em que eles estão mais ligados a questões genéticas e a hábitos cotidianos que ao número de décadas vividas.

Dessa forma, já aos 20, 30 ou 40 anos convém prestar atenção no próprio corpo. Por sinal, “o diagnóstico precoce é um dos fatores que mais contribuem para o tratamento de diversas doenças”, alerta Otávio Gebara, cardiologista e diretor do Hospital Santa Paula.

“O objetivo é rastrear vulnerabilidades que podem contribuir ao desenvolvimento de doenças ou detectá-las em seu estágio inicial. Os exames trazem informações úteis para traçar o perfil do paciente. Além de verificar como melhorar sua qualidade de vida para evitar um quadro grave no futuro.”

Aliás, os cuidados preventivos de saúde envolvem não só “a realização de rastreamento precoce” mas também a “promoção de mudanças de estilo de vida”, reforça Fábio César Gravina Olivieri, geriatra do Hospital Sírio-Libanês.

O primeiro determinante na procura por eventuais problemas de saúde é o histórico familiar. “Devem-se levar em conta doenças como diabetes, pressão alta, colesterol elevado ou a ocorrência de acidente vascular cerebral (AVC), infarto e câncer de próstata ou intestino na família”, afirma Gebara.

Se qualquer um desses males tenha afetado pais, avós ou mesmo tios, os níveis de glicose e colesterol devem começar a ser monitorados já aos 20 anos. Por outro lado, fatores de risco como tabagismo, sedentarismo, sobrepeso ou obesidade exigem medições de pressão, glicose e colesterol entre os 20 e 30 anos.

Próstata e mama

Nesse contexto, o histórico familiar surge como principal indicador da necessidade de antecipar o check-up. “É ele que estabelece se exames de próstata devem ser iniciados aos 40 ou aos 50 anos”, avalia Gebara.

“Em relação ao câncer de mama, se não há o histórico, os exames devem começar por volta dos 40 anos. Se houver casos de câncer em geral na família, o recomendado é investigar indícios do câncer de mama já aos 35 anos”, completa.

Coração

Outro que requer cuidados precoces de acordo com os antecedentes parentais é o coração. Se há histórico de doenças cardiovasculares, aos 20 anos é necessário checar os níveis de glicose e colesterol. Além disso, é preciso realizar exames cardiológicos como o teste ergométrico ou de esforço. Este também é indicado para o jovem que fuma, é sedentário ou tem sobrepeso ou obesidade.

Um senhor fazendo exame de Check-up em uma clínica especializada.

Crédito: Alexander Raths / Shutterstock

“Em alguns casos, a avaliação de risco cardiovascular pode ser complementada com exames de sangue [proteína C reativa ultrassensível] e imagem [tomografia de coronária para avaliação do escore de cálcio, ultrassonografia de carótidas com avaliação da espessura médio-intimal]”, especifica o geriatra do Hospital Sírio-Libanês.

Fígado

Prestar mais atenção ao fígado antes dos 50 anos é algo que em geral também depende do estilo de vida. “Se ele é pouco saudável, convém realizar exames como ultrassonografia e os de enzimas hepáticas já entre os 30 e os 40 anos”, orienta Gebara. “Também é importante tomar vacina contra hepatite.” A esteatose, ou gordura no fígado, por sinal, é uma doença que em muitos casos começa a se manifestar nessa faixa etária.

Apesar de sua importância, a realização do check-up preventivo não pode se tornar uma prática excessiva, segundo o cardiologista. “Não podemos fazer exames para tudo nem com muita frequência”, ressalta.

“O excesso de exames não é bom para a saúde e acaba levando ao chamado falso positivo. De tanto a pessoa procurar um problema acaba encontrando-o e o superestimando”, diz. “O check-up deve ter acompanhamento médico e ser bem-direcionado.”

Check-up: saiba os exames recomendados para cada faixa etária

Por volta dos 20 anos 

  • Rastreamento e aconselhamento sobre tabagismo, abuso de álcool, obesidade e sedentarismo;
  • Medição de rotina da pressão arterial (a cada 1 ou 2 anos);
  • Dosagem única de colesterol (homens com risco cardiovascular aumentado devem repetir dosagem de rotina a partir dos 25 anos);
  • Papanicolau em mulheres sexualmente ativas (anual ou a cada 3 anos, no caso de 2 exames consecutivos negativos);
  • Dosagem de glicemia de jejum em pessoas com pressão arterial ou níveis de colesterol elevados.


Por volta dos 35 anos 

  • Dosagem de rotina do colesterol para todos os homens e para mulheres com risco cardiovascular aumentado.

A partir dos 40 anos de idade

  • Dosagem de rotina da glicemia de jejum em indivíduos acima do peso (IMC > 25);
  • Mulheres com risco elevado para câncer de mama e homens com risco elevado para câncer de próstata devem discutir individualmente com seus médicos riscos e benefícios do rastreio desses tumores.

Por volta dos 45 anos de idade 

  • Dosagem de rotina do colesterol para todas as mulheres.

Por volta dos 50 anos de idade 

  • Homens e mulheres: colonoscopia para rastreio de câncer colorretal (o intervalo dos exames deve ser discutido individualmente entre médicos e pacientes);
  • Mulheres devem realizar mamografia para rastreio de câncer de mama (a cada 2 anos);
  • Homens devem discutir com seus médicos riscos e benefícios do rastreio do câncer de próstata;
  • Densitometria óssea em mulheres pós-menopausa com fatores de risco adicionais para osteoporose.

Por volta dos 55 anos de idade 

  • Tomografia helicoidal de baixas doses de radiação para rastreio de câncer de pulmão em indivíduos com exposição prolongada ao tabaco (anual).

Fonte: Fábio César Gravina Olivieri, médico geriatra do Hospital Sírio-Libanês


Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Descobertas sobre a longevidade e os desafios do envelhecimento da população

Sistema de saúde brasileiro não está pronto para atender a população envelhecida

Medicina preventiva é uma forte aliada na longevidade da sua saúde

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: