De olho na vacina contra Covid-19, brasileiros já se adiantam para garantir seu Cartão SUS. Caso você ainda não tenha o seu ou não saiba onde guardou, veja abaixo o passo a passo para garantir sua imunização quando a população brasileira começar a ser vacinada.

Com a aprovação de duas vacinas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitário (Anvisa) no último domingo (17), a vacinação em todo o país começa nesta segunda-feira (18), obedecendo a ordem de grupos prioritários – os primeiros a receber a vacina serão profissionais de saúde, pessoas acima de 75 anos ou acima de 60 anos que vivam em instituições de longa permanência para idosos e indígenas.

Ao todo, serão aplicadas, na fase emergencial, 6 milhões de doses da Coronavac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e 2 milhões de doses da vacina da AstraZeneca/Universidade de Oxford.


Enquanto a pandemia não acaba, que tal buscar uma fonte alternativa de renda? Clique aqui e veja quais as melhores áreas para trabalho autônomo em 2021.


Para o Ministério da Saúde, é importante garantir que todos os seus documentos estejam em dia para evitar problemas na hora da vacinação. Por isso, deixe já tudo preparado para quando chegar o grande dia. 

Para receber a sua dose, você deverá comparecer ao posto de saúde mais próximo portando CPF ou o Cartão SUS. Qualquer um desses dois documentos será aceito. No entanto, o uso do Cartão SUS permitirá que as autoridades de saúde realizem um melhor controle, por unificar todas as informações de saúde dos pacientes da rede pública.

Se você ainda não possui o Cartão SUS ou se perdeu o seu, veja abaixo o passo a passo de como proceder.

Para emitir um Cartão SUS

  1. Compareça à unidade de saúde mais próxima ou à secretaria de saúde do seu município;
  2. Leve consigo os seguintes documentos: RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de residência e, se tiver, o número do PIS/Pasep;
  3. Você receberá o seu Cartão SUS na hora.

Para emitir a segunda via do Cartão SUS

  1. Compareça a qualquer unidade de saúde;
  2. Leve consigo os mesmos documentos descritos acima.

Se preferir, você também poderá solicitar a segunda via do seu cartão de forma on-line

  1. Acesse o portal Conecte SUS;
  2. Informe seu login (CPF) e senha de acesso. Caso ainda não possua essas informações, clique na opção Criar sua conta gov.br;
  3. Anote o número do seu Cartão SUS, que será exibido à frente das letras CNS (Carteira Nacional de Saúde);
  4. Informe esse número no dia da sua vacinação.
Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: