Banho de sauna, de duas a três vezes por semana, por cerca de 20 minutos. Essa é a receita de cientistas finlandeses para quem deseja evitar doenças cardíacas e ter uma vida longa e saudável.

O método teve como base o Estudo de Fator de Risco de Doenças Cardíacas Isquêmicas do Kuopio, realizado ao longo de mais de 30 anos com homens e mulheres e publicado no periódico Science Daily. De acordo com os cientistas, o hábito de tomar banhos de sauna reduz em 18% o risco de doença cardíaca coronária fatal, além de ajudar a combater a hipertensão e o AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Mas e se a pessoa gostar da receita e decidir tomar banhos de sauna, com a mesma duração de 20 minutos, mas de quatro a sete vezes por semana? Aí os resultados serão ainda melhores, garantem os cientistas: a redução adicional pode chegar a 20% do risco.

A explicação é simples. Durante os banhos de sauna, o calor do ambiente faz com que o sangue se aproxime da superfície da pele para facilitar a transpiração, o que aumenta os batimentos cardíacos para algo em torno de 150 por minuto, resultado semelhante ao obtido com a realização de exercícios de intensidade moderada.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Além disso, a prática também reduz a pressão arterial e diminui em até 60% a probabilidade de o indivíduo desenvolver a Doença de Alzheimer ou outras demências. Tudo porque as proteínas de choque térmico que são liberadas pelo corpo em ambientes com temperaturas elevadas podem ajudar a reduzir a inflamação e melhorar a recuperação muscular – o que também indica que a sauna pode substituir a malhação para pessoas com restrições a exercícios físicos devido a lesões musculares.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: