Mesmo as mentes mais brilhantes estão sempre buscando por meios de melhorá-las.

Ministrando a atividade Bateroterapia desde 2006, posso dizer que a memória é uma das maiores necessidades de grande parte do público 60+.
Não existe memória ruim, existe memória mal treinada, e você pode treinar a sua diariamente de jeitos bem divertidos.

Em um mundo com alta demanda cognitiva, esquecer alguma coisa é normal, acontece com todos. O que não é normal é aceitar esquecer as coisas. Muitos (geralmente mais idosos) simplesmente aceitam que podem esquecer as coisas, e isso se fortifica quanto mais a pessoa afirma. Você se autocritica e se lamenta mais do que se empodera ou se elogia?

Algumas dicas e exercícios para memória

1) Memorizamos imagens e não palavras. Se você tem que fazer algumas tarefas no dia, como comprar uma passagem de avião, visitar sua irmã, comprar um presente para seu filho e passar no banco para pegar cheques, consolide tudo em uma imagem. Por exemplo, imagine sua irmã entregando um talão de cheques a seu filho dentro de um avião. Pronto! Você tem todas as tarefas com apenas uma imagem.

2)  Fortalecer a memória: escreva um número e uma letra de manhã, e à noite tente se lembrar de qual número e letra escreveu. Com o tempo, vá aumentando a sequência alfa-numérica, misturando números e letras. Em questão de dias, já é notável a grande melhora na capacidade de retenção de informação de todo tipo.

3) Após assistir a um jornal, novela ou  filme, conte para alguém ou escreva em ordem cronológica o que aconteceu.

4) Busque exercitar a memória sempre (telefones, endereços, listas...). No mercado, tente memorizar o preço exato de cada item no carrinho (comece por 2 ou 3 produtos e aumente com o tempo). Quando se busca melhorar a memória, vai encontrar jeitos em todos os lugares.

5) Preste atenção no que quer memorizar. às vezes, não memorizamos simplesmente por estar pensando em outra coisa, por exemplo, desligou o gás?, trancou a porta? Uma dica é quando você for fazer a tarefa, fale em voz alta “estou trancando a porta”, “Estou desligando o gás”, e assim que fizer a ação, repita a frase no passado “tranquei a porta”, “desliguei o gás”, e com pouca prática será desnecessário repetir em voz alta.

6) Quando não tiver onde anotar algo de prontidão, visualize a informação que deseja memorizar, piscando, por exemplo:
Se você quer memorizar o número 523.174, feche os olhos e imagine esse número piscando por alguns instantes e sua capacidade de retenção duplica.

7) Dicas para lembrar nomes:
1 - Preste atenção, na maioria das vezes quando somos apresentados a uma pessoa, já estamos pensando no que dizer, ou como vamos nos apresentar, e o nome da pessoa acaba ficando despercebido;
2 - Associe com alguém com mesmo nome, se alguém que você esta conhecendo usa óculos, ou tem alguma outra característica que lembre alguém com o mesmo nome que você já conheça e que também use óculos ou tenha qualquer outra característica em comum, essa associação e bem forte no quesito memória fotográfica.
3 - Durante a conversa, tente repetir pelo menos 3 vezes o nome da pessoa.

Implemente uma dica de cada vez à sua rotina. Comece devagar, mas comece...

Compartilhe com seus amigos