Azia, dor no peito ou na garganta com dificuldade para engolir, tosse seca, rouquidão e náusea após refeições? Você pode estar sofrendo de refluxo gastroesofágico.

Também conhecida pela sigla de DRGE, a doença é causada pelo mau funcionamento da válvula localizada entre o estômago e o esôfago, que, por não fechar adequadamente, permite que o conteúdo alimentar presente no estômago suba para o esôfago, faringe e boca. Por ter um pH ácido, o bolo estomacal provoca queimação, ardor, mal-estar e, em casos extremos, até mesmo a morte do paciente. Os sintomas também costumam ser piores à noite e podem ser aliviados com antiácidos.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


A medicina não aponta uma causa específica para o problema, mas alguns fatores como obesidade, gravidez, hérnia de Hiato, tabagismo, ressecamento bucal, asma e diabetes são potenciais gatilhos para o desenvolvimento da doença. A alimentação também está diretamente relacionada à ocorrência do refluxo. Chocolate, pimenta, frituras, café e bebidas alcoólicas estão entre os itens que, se consumidos em excesso, podem contribuir para o problema.

Mas vale lembrar que a sensação de ardor e o refluxo podem ocorrer em todos nós em um ou outro momento da vida, sem necessariamente significar que estejamos com DRGE. É preciso ficar atento aos sintomas, caso os mesmos comecem a ser sentidos de forma crônica. Nesses casos, um especialista precisa ser consultado para o diagnóstico preciso.

A endoscopia é, geralmente, o método mais eficiente para procurar anomalias no aparelho digestivo e diagnosticar a doença do refluxo. Inserido pela garganta do paciente, o endoscópio irá mostrar com precisão, tanto o esôfago quanto o estômago, e será possível uma biópsia do tecido que reveste a parede do esôfago com testes laboratoriais.

Os tratamentos para o refluxo

A doença do refluxo é geralmente tratada com medicamentos antiácidos convencionais. Outra alternativa são os tratamentos naturais, com remédios caseiros e chás de ervas ou mesmo a simples, porém importante, mudança de hábitos alimentares e de estilo de vida. Ingerir menos calorias e se alimentar de forma mais saudável ajudará a combater o sobrepeso e a obesidade. Veja abaixo a lista de remédios caseiros:

Vinagre de maçã

Misture uma colher de vinagre de maçã em um copo de água. Beba sempre antes de dormir para acalmar o estômago e favorecer o processo de digestão. Este remédio também pode ser consumido logo após as refeições.

Bicarbonato de sódio

Acrescente uma colher de bicarbonato de sódio a um copo de água e beba rapidamente, sem deixar que ele borbulhe.

Suco de aloe vera

Dilua o conteúdo de um talo de aloe vera (cerca de 30g) em meio copo de água. Beba quando começar a sentir os sintomas.

Compartilhe com seus amigos