Ainda visto como um tabu por muitas pessoas, o pompoarismo é uma técnica milenar de controle e consciência dos músculos vaginais que consiste numa série de movimentos de contração e relaxamento para exercitar a musculatura da pélvis e os três anéis circunvaginais. A prática é indicada para tratar e evitar alguns problemas de saúde, além de melhorar o desempenho sexual.

A terapeuta corporal Hayanna (Suelene) há 10 anos dá cursos individuais e para grupo interessados na arte do pompoarismo. Ela conta que a prática teve origem há muitos anos na Índia e possui uma ligação direta com o tantra. “Mas a técnica foi desenvolvida mesmo por gueixas japonesas e prostitutas tailandesas, e mais tarde aperfeiçoada na Índia”, acrescenta.

Ela explica que, a partir dos 25 anos de idade, a musculatura vaginal começa a sofrer um afrouxamento natural em função de fatores como idade, infecções que as mulheres têm ao longo da vida e principalmente por decorrência de um parto normal. Com os exercícios corretos, Hayanna garante que é possível reverter esse afrouxamento. “Os exercícios vão fortalecer a musculatura da pélvis, independentemente da idade que a pessoa tenha quando começar a fazê-los”. E completa: “É como uma academia. Treinou, fortaleceu”.

Os benefícios do pompoarismo

A técnica do pompoarismo tem duas grandes vertentes: a da saúde e a sexual. Pelo lado da saúde, a prática dos exercícios faz com que o canal vaginal volte a ser mais apertado, evitando assim problemas como queda de bexiga, incontinência urinária e redução da lubrificação na menopausa. Ao mesmo tempo, os exercícios aumentam a produção de feromônios, melhoram as cólicas menstruais e a prisão de ventre, facilitam no parto normal e também ajudam bastante em sua recuperação.

Em relação à vertente sexual, ao iniciar os exercícios, o corpo entende que está havendo um preparo para o ato sexual e então inicia a liberação de feromônios e a lubrificação íntima, que também vão atuar no aumento da libido e da autoestima. Hayanna conta que, com o tempo, a mulher também conseguirá realizar algumas brincadeiras íntimas com o parceiro. “Ela vai conseguir travar o canal vaginal de forma a impedir a penetração ou a retirada do pênis. Ela conseguirá dar beijos no pênis com a vagina e fazer massagem no membro do parceiro durante a penetração. Tudo isso voluntaria e conscientemente”, garante a especialista.

Os exercícios

Através do controle dos três anéis circunvaginais, a mulher vai desenvolver a habilidade de controlar a contração e o relaxamento da musculatura vaginal de forma consciente e alternada.

Existem dois tipos de exercícios: os posturais e os com acessórios. A diferença é que os posturais vão dar força à musculatura e os com acessórios darão a resistência necessária, por isso se complementam.

"Podem ser feitos em muitas situações, como numa fila de banco, de supermercado ou mesmo dirigindo. As outras pessoas não percebem quando alguém está realizando os exercícios"

De acordo com Hayanna, a maioria dos exercícios posturais pode ser feita no dia a dia, em situações do cotidiano, porque são realizados internamente. “Podem ser feitos em muitas situações, como numa fila de banco, de supermercado ou mesmo dirigindo. As outras pessoas não percebem quando alguém está realizando os exercícios”, exemplifica. Já os com acessórios precisam de uma higienização e de um controle do tempo de utilização dos objetos. “É mais conveniente que a pessoa os realize em casa, preferencialmente com uma rotina de utilização”, orienta.

Homens também podem pompoar

Bem menos conhecido e praticado, o pompoarismo masculino é indicado para fortalecer o músculo pubococcígeo (que se estende desde o osso púbico até o cóccix formando o assoalho pélvico), e para aumentar o prazer sexual tanto do homem quanto da mulher.

Sua exercitação também estimula a produção de hormônios, principalmente a testosterona, pois ativa a circulação da área pélvica, conservando por mais tempo a juventude e a libido dos homens que praticam os exercícios regularmente. A prática ajuda a aumentar a autoestima e também a autoconfiança.

“Homens com ejaculação precoce, depois da técnica, conseguem muito mais tempo de ereção e também experimentam orgasmos mais intensos"

Para Hayanna, o pompoarismo masculino também é uma técnica de sedução, que encanta e surpreende a mulher. “Homens com ejaculação precoce, depois da técnica, conseguem muito mais tempo de ereção e também experimentam orgasmos mais intensos. Melhora o relacionamento afetivo e sexual do casal, tornando a vida sexual mais criativa e prazerosa, eliminando a monotonia e aperfeiçoando o ato sexual, despertando mais interesse”, avalia a terapeuta.

Nas questões de saúde, os exercícios ajudam na prevenção de problemas como incontinência urinária e flacidez da musculatura ligada ao membro masculino.

Veja o que a ginástica íntima pode fazer para melhorar a vida de homens e mulheres:

Reduz as cólicas e o período menstrual;

Diminui os sintomas da menopausa;

Ajuda gestantes na preparação para o parto e auxilia na recuperação pós-parto;

Melhora o funcionamento do intestino;

Trata a incontinência urinária;

Combate a flacidez vaginal e da musculatura do pênis;

Aumenta o controle da ejaculação e o tempo de ereção;

Aumenta a lubrificação vaginal e a libido.

Exercícios para praticar o pompoarismo em casa

Os exercícios se baseiam em séries com várias repetições de contração e relaxamento para que a mulher obtenha um melhor conhecimento da sua vagina, ganhando força e coordenação motora.

Alguns exercícios podem ser feitos em casa, na rua ou no trabalho, durante as atividades cotidianas. Mas vale frisar que toda a ginástica deve ser feita com a bexiga esvaziada. Além disso, os movimentos e a respiração devem ser bem coordenados.

Contração simples

A técnica pode ser feita em qualquer lugar, sem auxílio de acessórios:

  1. Procure ficar confortavelmente, seja em pé, sentada ou deitada.
  2. Contraia a musculatura da vagina e relaxe-a devagar. Repita por 20 vezes seguidas esse movimento e então descanse por alguns minutos;
  3. Reinicie o exercício, sempre alternando com intervalos de descanso.

Leia também

Ministério lança nova campanha de vacinação contra sarampo e pólio

Médicos alertam: síndrome do coração partido existe e pode matar

Guia vai ajudar profissionais a medir as dores dos pacientes

Compartilhe com seus amigos