Os jogos teatrais, pela dinâmica e sutileza da arte da representação e improvisação (que une criatividade e interpretação), auxiliam os idosos na promoção de diversos benefícios à saúde, tanto motores quanto cognitivos. Se apresentados em oficinas de teatro, eles geram excelentes momentos de integração, socialização e, principalmente, diversão.

Não à toa que a atividade é uma das mais concorridas na programação mensal oferecida nas sete unidades da Cora Residencial Senior, que trouxe à cidade de São Paulo um novo conceito de moradia para pessoas com 60 anos ou mais, conhecida como ILPI – Instituição de Longa Permanência para Idosos.

“A dinâmica da aula de teatro faz com que os idosos se sintam desafiados a participar. Além disso, fortalece aspectos pessoais que permeiam a autonomia, criatividade, felicidade, diversão e valorização da história de vida de cada residente, contribuindo diretamente com a saúde e bem-estar de todos”, afirma a gerontóloga da Cora, Camilla Vilela.

Autoestima

O desenvolvimento das atividades teatrais se dá a partir das histórias, memórias e do corpo de cada aluno, explica a gerontóloga. Cada conteúdo apresentado pelos participantes se torna material pedagógico a ser desenvolvido e transformado em cenas e jogos.

“Quando os idosos reconhecem suas capacidades, e todo histórico por eles desenvolvido, se sentem estimulados e orgulhosos de sua caminhada, mesmo diante das limitações corporais. Além disso, se reconhecem como indivíduos que pertencem à sociedade e, principalmente, suas ações desenvolvidas no ambiente familiar e social”, explica Camilla.

A atividade vira uma terapia que ajuda a lidar com as mudanças do envelhecimento. As aulas, que mesclam várias artes e encenação, ocorrem uma vez por semana, com uma hora de duração.

Os principais benefícios

  • Melhora a memória – O exercício de decorar falas e de posicionamento em cenas auxilia na ativação da memória.
  • Estimula a criatividade – A interpretação requer um comportamento desinibido que acaba contribuindo com a improvisação.
  • Combate a depressão – O fato de estar em grupo, fazendo uma atividade prazerosa e divertida, ajuda a afastar o desânimo e o abatimento.
  • Incentiva a interação social – A comunicação interpessoal é fundamental entre os idosos.
  • Facilita a respiração – Os exercícios de impostação de voz e de respiração correta potencializam a fala e auxiliam na dicção.
  • Aumenta a autonomia – A movimentação em cena contribui, em casos menos severos, com uma locomoção mais ágil.
  • Eleva a autoestima – O conjunto de todos esses benefícios somados ao prazer da interpretação conferem maior autoestima aos participantes.
Compartilhe com seus amigos