Sozinho ou acompanhado, de conchinha ou esparramado pela cama, com apenas um ou cercado de travesseiros que podem ser de espuma ou plumas de ganso, numa rede ou num colchão de molas. Cada um sabe da sua melhor posição para dormir. 

Não importa onde nem como: na hora que o corpo pede descanso, a maneira mais eficiente de se recompor é tirar algumas horas de sono. Esse também é o segredo para ter um dia produtivo e feliz.

Certo? Em partes! Os benefícios de uma noite bem dormida são inquestionáveis, e vão desde fortalecer a memória e ajudar no controle da hipertensão e do diabetes até diminuir riscos de doenças cardiovasculares e prevenir a obesidade e a depressão. 

Além disso, um corpo descansado está menos sujeito a acidentes e lesões provocadas pela fraqueza dos músculos. 

Mas o que pouca gente sabe é que a posição de dormir afeta diretamente na qualidade do sono e pode trazer reflexos à sua saúde.

Veja abaixo a melhor posição para dormir e os problemas que cada uma pode causar

Dormir de lado

melhor posição para dormirConsiderada a melhor posição para dormir, ela mantém a coluna mais alinhada que as demais, permitindo que tanto a cabeça como os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação sanguínea e melhora o funcionamento do organismo.

Contudo, vale a pena atentar para alguns cuidados, como o tamanho do travesseiro. Especialistas alertam que o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para que a cabeça não fique inclinada. Um segundo travesseiro também pode ser posicionado entre os joelhos para alinhá-los ao tronco.

Uma dica é manter as pernas levemente flexionadas para não forçar o nervo ciático e evitar dores indesejadas.

Dormir de barriga para cima

melhor posição para dormirA posição permite um maior relaxamento das articulações, impedindo torções e dores. Porém, vale lembrar que a coluna não é uma estrutura reta, mas levemente curvada. Dormir de barriga para cima pode, por vezes, forçar a coluna a assumir uma posição reta, trazendo dores e desconforto. A posição também fornece condições favoráveis a problemas como apneia do sono e ronco.

Para amenizar os efeitos nocivos, as pessoas que costumam dormir nessa posição devem fazer uso de um travesseiro bem baixinho, evitando tensionar a estrutura cervical (do pescoço). Usar um segundo travesseiro embaixo dos joelhos permitirá que eles fiquem menos entendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas.

Dormir de bruços

melhor posição para dormirLonge de ser a melhor posição para dormir, essa é uma das posições mais contraindicadas pelos especialistas, pois além de causar desconforto por forçar a coluna na posição reta, ela também pode causar dores no pescoço por forçá-lo a ficar de lado. Ainda que as pessoas se sintam confortáveis com essa posição, especialistas alertam para o risco de problemas de cervicalgia, dor nos ombros, bursite, tendinite e até dor nas costas.

A longo prazo, a posição também pode causar danos à arcada dentária por forçar a região, com risco de problemas maiores se a pessoa tem a mania de colocar um braço ou algo firme embaixo da cabeça.

Mudar de posição ao longo da noite

Pessoas que se mexem muito durante o sono não terão muito o que fazer para evitar problemas. Nessas situações, o mais indicado é que você sempre inicie o seu sono na melhor posição para a sua saúde, já que o resto nos fugirá ao controle.

Compartilhe com seus amigos