Uma das patologias mais comuns nos pés, o joanete é uma alteração anatômica caracterizada pelo desvio do dedão (hálux) em direção aos outros dedos e do primeiro metatarso (osso do pé) para dentro, criando uma proeminência no lado de dentro do pé.

Também conhecido como hálux valgo, é uma condição progressiva que causa a inflamação de alguns tecidos do pé (por causa do desvio do dedão) e pode gerar muita dor e incômodo. O médico ortopedista Luiz Eduardo Amorim é especialista em cirurgia de pés e tornozelos. Ele explica que o joanete é causado por um desequilíbrio mecânico entre a parte óssea, a parte tendinosa e a parte ligamentar dessa região.

“Ao contrário do que se pensava, [o joanete] não é uma infecção, nem um osso que cresce no lado do pé, mas uma deformidade que acomete, inicialmente, a articulação entre o hálux e o primeiro metatarsiano”, esclarece.

Segundo o especialista, o problema é mais comum entre mulheres, e pode aparecer em qualquer faixa etária da vida adulta, o que não significa que homens e em crianças estejam livres. Suas causas podem ser divididas entre causas intrínsecas (do próprio corpo) ou extrínsecas.

“Quando falamos intrinsecamente, falamos do comprimento dos metatarsianos e de uma frouxidão ligamentar no pé, que podem levar ao surgimento do problema”, exemplifica o médico. Segundo ele, as principais causas extrínsecas são os calçados de salto alto e bico fino. E acrescenta: “Atividades físicas que forcem os dedos do pé a ficarem em posições extremas, como o balé, podem sim provocar um joanete”.

Não existe um tratamento considerado padrão para o problema. Para cada caso, o médico avalia as condições e necessidades do paciente, como faixa de idade, estilo de vida, estado geral da saúde e intensidade dos sintomas antes de sugerir uma linha a ser seguida, que pode ser a cirúrgica ou de um tratamento conservador.

“Atividades físicas que forcem os dedos do pé a ficarem em posições extremas, como o balé, podem sim provocar um joanete”

O tratamento do hálux valgo doloroso é cirúrgico. Existem inúmeras técnicas que tentam reequilibrar as forças que provocaram a deformidade e eliminar os sintomas que causam dor e incômodo. Uma das mais utilizadas é a técnica percutânea, que permite que o procedimento seja realizado em ambiente ambulatorial através de pequenos furos no pé por onde serão introduzidos os instrumentos para realizar o procedimento.

Já o tratamento conservador não visa a correção da deformidade e sua proposta é a de somente aliviar a dor e tentar impedir o avanço do problema. É feito com o uso de calçados com a parte anterior ampla e redonda. Outra alternativa é a utilização de protetores ortopédicos sobre a área deformada do pé e de separadores entre os dedos para mantê-los em seus lugares.

As causas do joanete 

Genéticas ou mecânicas, a deformidade quase sempre é determinada pela união de vários fatores, como:

  • Doenças reumáticas como artrite reumatoide, gota ou lúpus;
  • Problemas neurológicos, como AVC, paralisia cerebral ou trauma medular;
  • Sapatos desconfortáveis, com salto alto e bico fino ou muito apertados;.
  • Segundo pesquisas, 60% das pessoas que sofrem com joanetes têm histórico familiar da doença;
  • Anatomia óssea anormal dos pés, fragilidade de ligamentos e tendões, pé chato, hálux maior do que o primeiro metatarso.

Tratamentos caseiros

Muitos adeptos da medicina natural preferem optar por tratamentos caseiros. São receitas que prometem aliviar a dor e evitar o surgimento do problema em pessoas com pré-disposição.

Óleo de Lavanda

Possui propriedades que ajudam a aliviar a dor e a inflamação da zona afetada. Misture flores secas de lavanda com azeite de oliva ou de amêndoas. Esquente em banho-maria no fogo baixo por alguns minutos e pronto. Guarde a mistura em um frasco de vidro esterilizado. Todas as noites, massageie a área afetada com o óleo.

Óleo de Lírio

Muito conhecido na medicina popular, o óleo de lírio é extraído do bulbo da planta e utilizado pela indústria farmacêutica e cosmética na fabricação de remédios para aliviar dores nas articulações. Mergulhe as folhas do lírio em um copo com conhaque durante 5 minutos. Guarde a mistura em um frasco de vidro esterilizado. Todas as noites, massageie a área afetada com o óleo.

Arruda

Muito utilizada no tratamento de doenças reumáticas, como artrite e artrose, a arruda tem múltiplos benefícios para reduzir as dores causadas por inflamações. Prepare um escalda pé com água quente e folhas de arruda. Deixe os pés submersos na mistura por 15 minutos.

Iodo

Misture iodo e aspirina e aplique diretamente sobre os joanetes para aliviar as dores das articulações e impedir seu crescimento. Você também pode massagear a área afetada com uma mistura de iodo e suco de limão. Mas cuidado: não realize esse procedimento em contato com a luz do sol, o que poderá causar graves queimaduras na pele.

Epsom

Nossas avós já diziam que o melhor remédio era o escalda pés com água quente e sal grosso. Quando substituído pelo Sal de Epsom, os resultados são ainda melhores. Experimente!

Leia também

Fadiga pode indicar presença de doenças

Conheça nove benefícios da Musicoterapia

Compartilhe com seus amigos