A história dos asilos tem sua origem muito ligada ao Cristianismo. Registros mostram que uma das primeiras unidades foi construída a mando do papa Pelágio I, que comandou a igreja católica entre os anos de 556 e 561, e transformou sua casa em um hospital para idosos.

No Brasil, o modelo foi implantado ainda nos tempos da colônia portuguesa, abrigando velhos, mendigos, doentes mentais e crianças órfãs, todos juntos em um único ambiente. A separação veio anos mais tarde, em 1794, com a fundação da Casa dos Inválidos, no Rio de Janeiro. O objetivo era o de abrigar soldados inválidos em idade avançada.

O fato é que a palavra asilo nos remete automaticamente a imagens de ambientes tristes, escuros e sem muita higiene. Pois então esqueça esse modelo ultrapassado e se surpreenda com o novo conceito de ILPI (Instituição de Longa Permanência para Idosos).

Inaugurada em 2015, a Cora Residencial Senior é a maior rede de ILPIs da América Latina. Oferecendo opções de Longa Permanência (moradia planejada com opções de lazer e cuidados), Curta Permanência (para passar uma temporada com todas as comodidades da Cora) e Senior Day (o idoso passa o dia na Cora, participa das atividades e refeições e retorna à noite para casa com seu familiar), a instituição implementou no país um conceito inédito, com serviços multidisciplinares e atendimento humanizado, que favorecem um envelhecimento com qualidade de vida.

Segundo Ricardo Soares, CEO e co-fundador da Brasil Senior Living, a proposta é garantir a vitalidade e a longevidade dos residentes.

“Tivemos que criar nosso próprio centro de treinamento para capacitação de profissionais, uma vez que não existia uma cadeia de serviços bem desenvolvida para atender às necessidades dos idosos. Hoje contamos com uma equipe multiprofissional com médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas”, destaca Soares.

Para o CEO, o bem-estar dos idosos está em primeiro lugar, bem como o sentimento de pertencimento a essa nova família.

“Promovemos eventos para que toda a família participe e esteja sempre em contato com o idoso em todos os momentos, principalmente em datas importantes como Dia das Mães, Festa Junina, Páscoa, Carnaval e Natal”, afirmou.

A Cora Residencial Senior conta hoje com mais de 1000 leitos espalhados por suas 7 unidades no estado de São Paulo (Campo Belo, Chácara Santo Antônio, Higienópolis, Ipiranga, Jardins, Tatuapé e Villa Lobos).

Para mais informações, acesse a página da instituição na internet: www.coraresidencial.com.br.

Compartilhe com seus amigos