Quem briga mais do que gostaria com a balança sabe que essa disputa se torna ainda mais difícil com a idade. Os quilinhos extras que insistem em aparecer com o tempo se tornam um verdadeiro drama e parece ser impossível mandá-los embora. Mas nem tudo o que imaginamos é a realidade. Há verdades e mentiras sobre ganho de peso após os 50 anos.
Uma mulher idosa comendo salada. Imagem para ilustrar a matéria sobre ganho de peso.Crédito: StockLite/Shutterstock

Ganho de peso após os 50 anos

Para esclarecer as principais dúvidas sobre o que realmente acontece com nosso corpo, o portal do Instituto de Longevidade conversou com o médico Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Confira, a seguir.

É impossível emagrecer depois dos 50 anos?

Mentira. É possível emagrecer em qualquer idade. Porém, com o passar dos anos, é importante avaliar outras condições que podem necessitar de ajuste ou adequação com a perda de peso, como medicações para a pressão, por exemplo.

A alimentação equilibrada é importante para a pessoa perder peso após os 50 anos?

Verdade. A alimentação é um dos principais fatores que impactam o peso – não só a quantidade, mas também a qualidade.

Após os 50 anos, as pessoas têm redução drástica do metabolismo, o que facilita o ganho de peso?

Mentira. O processo de envelhecimento começa em torno dos 25 anos, é progressivo e se acentua com a idade. Mas não existe uma redução drástica do metabolismo.

Mulheres têm mais tendência a engordar que os homens?

Verdade. A composição corporal das mulheres já tem, proporcionalmente, mais gordura que músculos, em relação ao homem. Com a idade, ambos os sexos aumentam seus percentuais proporcionais de gordura. Porém, com a falta de estrógeno provocada pela menopausa, aumenta a deposição de gordura no corpo da mulher.

Praticar exercícios físicos é o mais importante na tentativa de emagrecer?

Mentira. A perda de peso, independentemente da idade, deve focar, preferencialmente, a restrição calórica.

Após os 50 anos de idade, as pessoas comem mais?

Mentira. Com a idade, existe uma redução da necessidade de calorias. É preciso lembrar que há vários fatores envolvidos nessa questão, como a qualidade e a quantidade da dieta, o sono, o nível de atividade física e o estresse, por exemplo. Além disso, a preocupação com o tipo de alimentação envolve fatores comportamentais e ambientais, como nível de instrução e acesso a alimentos saudáveis.


Cuidar da saúde é essencial para garantir um futuro mais pleno. Com o Programa de Benefícios ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos.
Botão escrito aderir ao Programa ViverMais.

Leia também:

Tele Saúde e Segunda opinião médica estão entre os benefícios do Programa ViverMais

Fatos sobre a menopausa: 10 coisas que você precisa saber sobre o seu corpo

Parar de fumar depois dos 50 anos exige perseverança; veja exemplos daqueles que conseguiram

Compartilhe com seus amigos