Você certamente já ouviu falar em florais, uma terapia que se baseia nas essências vibracionais das flores e plantas e que promete resultados satisfatórios aos seus adeptos. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) desde 1956 como terapia complementar, os florais atuam de forma profunda no campo vibracional para tratar a necessidade da pessoa, desde o físico e o mental, alcançando o emocional e o espiritual.

"Os florais agem limpando os traumas, os padrões de pensamentos negativos e o resgate do equilíbrio. Eles nos ajudam a lidar com sentimentos que estão em conflitos, que negamos ou que sentimos a necessidade de modificar", explica Adriana Gandini Pezzuol, psicóloga e terapeuta integrativa, fundadora do Espaço Caminho Sol e Luz.

Florais: mesma proposta, sistemas diferentes

Foi o médico britânico Edward Bach (1886-1936) quem desenvolveu o primeiro e mais famoso dos sistemas, os Florais de Bach. Entretanto, há pelo menos duas dezenas de conjuntos de essências florais que atuam em determinadas emoções e comportamentos humanos.

Florais de Saint Germain, Florais da Califórnia, Florais do Alaska, Florais de Minas e Florais do Himalaya são alguns dos que exploram as potencialidades das flores. , também, os que combinam mais alguns elementos da natureza, como o sistema Golfinhos, Florais & Energia, com fórmulas originadas de flores, cristais, elementos químicos, micro-organismos e frequências energéticas e padrões vibratórios sutis.

Do medo à boa performance

A terapia floral é indicada para tratamentos de ansiedade, nervosismo, medo, desânimo, pânico, cansaço físico e mental, falta de concentração, depressão e estresse, entre outros. Ainda é bem-vinda na recuperação da autoestima e da confiança e até para revigorar a vida íntima. "Como resultado, traz mais disposição, desperta alegria e entusiasmo, relacionamentos mais saudáveis e harmonia", cita Adriana.

Quando o assunto é entre quatro paredes, as essências florais podem auxiliar no processo do reequilíbrio da energia vital, já que atuam tanto no âmbito emocional e psicológico, quanto no físico.

"Com a idade, a libido pode sofrer algumas alterações por motivos biológicos, energéticos ou emocionais", pontua a terapeuta vibracional Valéria Mudita.

Porém, como Valéria observa, por mais que o comportamento se altere, a essência da vida é permanente. "E continua atuando em nós de formas distintas, abrindo novas possibilidades de expressão e criatividade", acrescenta. É aí que entra a terapia, que pode resgatar essa base.

Como funciona a terapia dos florais

A terapia floral não substitui tratamentos médicos e psicoterapêuticos, mas os complementa, acelerando o processo curativo e trazendo apoio energético para a recuperação do problema, uma vez que age sobre a causa e não junto aos sintomas.

Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou conjuntos de emoções. "O floral não vai 'colocar' nada que falta na pessoa, mas ressoar a característica que já está lá", afirma Adriana.

As essências têm particularidades e objetivos, mas a indicação e a combinação delas só devem ser feitas por especialistas na área, depois de um estudo personalizado para cada cliente.

Onde tudo começa

Apesar da recomendação só dever ser feita por terapeutas florais, é possível listar algumas essências e em que casos são aplicadas. Confira, a seguir.

1. Florais de Saint Germain

Vitória: ejaculação precoce e ansiedade

Limão, Sapientum, Tuia, Gloxínia, Embaúba, Piper, Allium e São Miguel: disfunção erétil de fundo emocional

Sapientum, Scorpius e Vitória: falta de libido

Gerânio, Pepo, Bom Dia, Gloxínia, Leucantha, Melissa, Cidreira, Ipê Roxo, Goiaba, Embaúba, Allium, São Miguel, Purpureum, Triunfo, Unitatum, Boa Deusa e Piper: harmonização energética dos chacras nas variações hormonais, típicas na meia-idade

2. Florais de Bach

Larch, Mimulus, Gentian, Elm, Crab Apple, Hornbeam e Olive: para disfunção erétil em geral

Wild Rose e Larch: disfunção erétil por bloqueio no "sentir o outro"

Rock Rose e Larch: disfunção erétil por medo de se entregar

Vervain: cuida do estresse que leva o homem à impotência

Cherry Plum: ejaculação precoce

Wild Rose e Vervain: mudanças hormonais das mulheres; trabalha o despertar da luz do feminino

3. Golfinhos, Florais & Energia

Calci – Ca: indicada para vitalidade

Cobalti – Co: traz ânimo

Cobri – Cu: fortalece

Fosfori – P: age contra a carência

Hidrogen – H: resgata saúde e força

Liti – Li: serotonina para depressão e estresse

Silici – Si: traz qualidade de vida


Leia também

Sexo faz bem para a memória de quem tem mais de 50 anos

‘As pessoas se desconectam da sexualidade’, diz especialista em sexo na maturidade

Compartilhe com seus amigos