A expectativa de vida do brasileiro aumentou em 3 meses e 4 dias em 2018, alcançando 76,3 anos. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (28). Comparado a 2017, o crescimento foi de 0,4%.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Os números mostram que a expectativa de vida dos brasileiros continua a crescer ano após ano. Em 1940, a estimativa era de apenas 45,5 anos. Desde então, houve um aumento de 30,8 anos, mostrando uma melhora na qualidade de vida da população.

expectativa de vida

Crédito: Hyejin KangMarcel Derweduwen / Shutterstock

Expectativa de vida no Brasil

A expectativa de vida entre mulheres é maior: em 2018, a média foi de 79,9 anos para elas, contra 72,8 anos para eles. De acordo com o IBGE, essa diferença, chamada de “sobremortalidade masculina”, é devida a causas externas, como homicídios, acidentes de trânsito e quedas acidentais, que acometem mais a população masculina que a feminina.

Em relação aos estados brasileiros, Santa Catarina apresenta uma maior longevidade, com uma expectativa de vida de 79,9 anos. Logo atrás vêm Espírito Santo, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, todos com valores acima de 78 anos. Do outro lado estão Maranhão e Piauí, com expectativa de 71,1 e 71,4 anos, respectivamente.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: