Em 2015, um estudo das Nações Unidas estimou que em 24 anos a parcela de idosos na população mundial chegaria a 23,5%. No mesmo ano, o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) revelou que 14,3% da população brasileira tinha idade igual ou superior a 60 anos, e que em 2030, serão 30%. O aumento dessa população e a necessidade de envelhecer com saúde e bem-estar tem levado a um aumento da procura por Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs).

Criadas por sugestão da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia para substituir o papel dos antigos asilos na rede de assistência social ao idoso, as ILPIs hoje estão espalhadas por todo o território brasileiro e já somam cerca de cinco mil unidades, governamentais ou não-governamentais, de caráter residencial, destinadas a domicílio coletivo de idosos, com ou sem suporte familiar, em condição de liberdade, dignidade e cidadania. Os dados são da Associação das Casas de Repouso para Idosos do Estado de São Paulo (Acresp).

As instituições contam com a infraestrutura adequada para atender a idosos independentes ou mais dependentes de cuidados, além de serviço de lavanderia, acompanhamento médico e enfermagem com cuidados contínuos, terapia ocupacional com atividades diversas, fisioterapia, fonoaudiologia e seis refeições diárias orientadas por uma nutricionista.

Há pouco mais de dois anos surgiu a Cora Residencial Senior, a maior rede de ILPIs da América Latina, que conta com mais de mil leitos espalhados por suas seis unidades (Campo Belo, Higienópolis, Ipiranga, Jardins, Tatuapé e Villa Lobos).

Para Ariane Polisaitis, gerente de Qualidade e Melhoria Contínua da Cora Residencial Senior, alguns pontos precisam ser observados na hora de escolher uma ILPI. Segundo ela, o primeiro passo é entender a diferença entre uma ILPI e uma clínica geriátrica. “Relacionar as ILPIs com instituições de saúde é uma confusão muito comum entre as pessoas. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) esclarece que as Instituições de Longa Permanência para Idosos não são estabelecimentos voltados aos cuidados médicos, mas residências coletivas que atendem aos idosos com necessidade de cuidados prolongados”, destaca a gerente.

Como encontrar uma ILPI?

Os interessados podem contar com alguns recursos online na busca por uma instituição de Longa Permanência para Idosos. O primeiro e mais usado continua sendo a internet, seguida por recomendação de amigos, imprensa e redes sociais.

Ariane lembra que é importante que a família visite as instituições com antecedência para verificar pontos como conservação, infraestrutura, acessibilidade, segurança, limpeza e cuidados assistenciais.

Para ela, outro ponto principal a ser observado no momento da escolha é se a instituição tem cadastro e licença de funcionamento na Vigilância Sanitária do município. Já com relação à parte física, é importante verificar se o local apresenta marcas de umidade nas paredes que poderão agravar problemas respiratórios em seus usuários e se segue todas as normas de segurança para evitar acidentes como quedas.

“Tapetes, somente os especiais e nos devidos locais. Corrimão pelos corredores e escadas, telas de segurança nas janelas e barras de mão nas áreas de banho são itens básicos para a segurança dos residentes. Isso sem falar em portas e corredores adaptados”, pontua.

Outro quesito a ser observado é a alimentação. Para ela, é importante que os idosos tenham o acompanhamento de uma nutricionista que cuide de cada caso, e que sigam a norma de seis refeições diárias.

A gerente ainda chama atenção para um ponto importante: “No caso de o idoso estar lúcido, é muito importante que ele participe do processo de escolha da ILPI, afinal de contas, ele é o principal beneficiado da decisão”.

Veja abaixo o cheklist que preparamos para você:

AMBIENTE

1) O local possui uma decoração agradável que proporcione conforto ao idoso?

2) A ILPI é de fácil acessibilidade para chegar e sair a qualquer hora do dia ou da noite?

3) Como é a cordialidade dos atendentes e dos demais funcionários? Possuem boa apresentação?

4) Os residentes aparentam estar felizes? Procure conversar com alguns residentes e seus parentes para colher mais opiniões.

5) É possível visitar os residentes a qualquer momento?

6) Ambiente bem projetado e adaptado às necessidades especiais dos idosos?

7) Ambiente limpo, bem arejado e iluminado, sem excesso de umidade?

INFORMAÇÕES

1) O contrato assinado com a instituição traz todas as informações sobre planos de atenção à saúde, detalhando serviços e taxas?

2) A instituição disponibiliza fichas de avaliação para os residentes e seus familiares e leva em conta as informações obtidas?

4) A instituição segue as normas do Estatuto do Idoso?

INFRAESTRUTURA

1) Qual o quadro de funcionários assistenciais da instituição? Quantos residentes para cada auxiliar de enfermagem ou cuidador?

2) A instituição permite que os residentes se automediquem?

3) É permitida a visita de profissionais externos?

4) A instituição possui processos claros para situações de emergência?

5) Há profissionais disponíveis 24h para ajudar nos procedimentos?

6) Qualidade e aspecto das acomodações? Possui quartos individuais, duplos e triplos?

7) Os banheiros são adaptados com barras de mão, privados e projetados para receber cadeiras de rodas?

ATIVIDADES

1) A instituição possui um cronograma definido de atividades e efemérides?

2) A instituição realiza atividades com seus residentes fora de suas instalações, como passeios e excursões?

3) A instituição estimula a prática de exercícios e atividades físicas com o acompanhamento de profissionais habilitados?

4) A instituição aceita serviço de voluntários e, se sim, existe algum controle da entrada desses profissionais?

ALIMENTAÇÃO

1) A instituição oferece menus variados por refeição todos os dias?

2) Existe o acompanhamento de um profissional nutricionista?

3) É possível solicitar dietas especiais?

4) As refeições são realizadas em ambiente limpo e apropriado?

5) Os residentes poderão realizar suas refeições em horários variados?

Clique aqui e conheça as instalações da Cora Residencial Senior.

Leia também

Aprenda a difícil arte da boa convivência com os vizinhos

Antes e depois: por onde andam alguns ídolos do futebol

Compartilhe com seus amigos