Verdade seja dita, a maioria das pessoas não sabe o que dizer ou o que não dizer a alguém com depressão. Seja por falta de conhecimento suficiente sobre a doença ou até mesmo por preconceitos infundados, quem está isento do problema nem sempre consegue ajudar adequadamente.

A depressão não tem idade e acomete todas as classes sociais. Entre os mais velhos, porém, o cenário é preocupante. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 15% dos idosos desenvolvem a doença, lembra a psicóloga Daniele Oliveira de Souza. Esse número aumenta para 30% se eles são moradores de ILPs (instituições de longa permanência).

O Boletim de Saúde Mental, publicado pelo Observatório Nacional da Família, aponta que o quadro de depressão entre os brasileiros é alto. Em 2019, pessoas entre 60 e 64 anos representavam a faixa proporcionalmente mais afetada. Cerca de 13,2% de idosos tinham sido diagnosticados com depressão. Já os jovens, de 18 a 29 anos eram 5,9%. 

O quadro deve ser tratado com intervenção profissional. Enquanto isso, no dia a dia, quem está ao redor do deprimido tem de ficar atento ao que diz à pessoa. De acordo com a psicóloga: 

"É preciso estar devidamente informado e praticar a empatia com o outro para ajudá-lo de forma assertiva, evitando frases que podem desprezar o que está sendo dito e demonstrar preconceito e desinformação diante da doença."

Com ajuda de Daniele Oliveira de Souza e dos também psicólogos Adriana Politi, especialista em saúde mental e psicoterapia junguiana, e Yuri Busin, doutor em neurociência do comportamento e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental - Equilíbrio (CASME), listamos o que não dizer a alguém com depressão.

O que não dizer a alguém com depressão: veja 11 frases para evitar

"O que você está sentindo é frescura"

Depressão não é frescura, nem tristeza passageira. Por esse motivo é preciso sempre pensar sobre o que não dizer a alguém com depressão. Isso porque a doença é um transtorno no humor que atinge muitas pessoas e pode se agravar a ponto de levar a um suicídio. Não menospreze o sentimento alheio. Ao contrário, entenda e ajude a pessoa a procurar um bom tratamento.

"Por que você não para de tomar este remédio?"

Nunca indique a alguém com depressão ficar sem determinado medicamento ou interromper tratamento indicados por médicos, dando exemplos pessoais de superação. Apenas um especialista na área é capacitado para definir o que o paciente deve fazer.

"Você tem tudo! Olha o fulano..."

Evite discursos moralistas, pois isso pode fazer a pessoa se sentir ainda pior. Na hora de refletir sobre o que não dizer a alguém com depressão, lembre-se: ninguém escolhe ter esse quadro. Além disso, a doença não tem nenhuma ligação com bens ou conquistas pessoais.

"Você é preguiçoso"

Uma vítima da depressão mal tem vontade de levantar da cama. Tarefas simples, que para os outros costumam ser corriqueiras, podem se tornar um grande fardo para o depressivo.

"Anime-se! Você tem que sair dessa"

Quem sofre com depressão pode vivenciar muitos sentimentos, como tristeza, angústia, ansiedade, irritabilidade e medo. Dizer para se animar pode demonstrar que você está simplificando o problema. É preciso entender que ninguém pode nem consegue sair da depressão por vontade própria, pois é necessária ajuda especializada.

"Por que está deprimido? O que aconteceu?"

A depressão é uma doença, que pode afetar qualquer pessoa e não ter uma causa definida. Evite questionar a pessoa, buscando uma razão para a doença. Pensar sobre o que não dizer a alguém com depressão ajuda a ter esse tipo de reflexão.

"Tem pessoas piores que você"

Comparar a condição de alguém com a de outros gera um grande desconforto, pois o deprimido pode entender que você está desconsiderando a situação dele.

"Você é forte! Vai sair dessa e ficar bem"

Dessa forma, pode estar incutindo a ideia de que você julga o outro como fraco, fazendo-o se sentir ainda pior. O depressivo não consegue lidar com sentimentos de desânimo e tristeza, como acontece com pessoas que não se enquadram nesse grupo.

"Isso é algo da sua cabeça"

Dizer que o que alguém está sentindo é algo da cabeça dele e que é necessário ser mais otimista só faz com que a pessoa se feche e se sinta mais incompreendida e deprimida, achando-se culpada pelo seu estado emocional.

"Vamos sair e nos divertir um pouco"

Não tente distrair ou forçar uma diversão com quem está enfrentando a doença. É importante respeitar esse momento e estar ao lado da pessoa, disponível para oferecer ajuda, ouvindo e/ou indicando um tratamento adequado.

"Você deve ter mais força de vontade"

Quem está deprimido, muitas vezes, não consegue usufruir de momentos de descontração e diversão, por mais que tente. Aproveitá-los não depende de seu esforço. Esse tipo de discurso só contribui para que a pessoa se sinta mais deprimida, acreditando que fracassou em sua tentativa de melhorar.

Um casal de pessoas idosas. O homem triste com mãos no rosto e a mulher olhando para ele. Imagem para ilustrar a matéria sobre o que não dizer a alguém com depressão. Crédito: Monkey Business Images/Shutterstock

Os sintomas da depressão

São vários os sintomas da depressão, como aponta a psicóloga Adriana Politi. Procure ajuda especializada diante de seguintes situações:

  • Estado de imensa tristeza: quando surgem o choro e o sentimento de desespero, às vezes até sem motivo.
  • Ausência de alegria em qualquer atividade e falta de motivação.
  • Perda ou ganho de apetite e peso.
  • Alterações do sono. A insônia é mais frequente. Entretanto, às vezes, a depressão também provoca excesso de sono.
  • Lentidão ou agitação nos movimentos, ou seja, a pessoa caminha ou fala de maneira vagarosa ou manifesta sensação de inquietação.
  • Fadiga ou perda de energia: sensação de fraqueza física, com semblante abatido.
  • Sentimentos negativos em relação a si próprio e falta de autoconfiança, além de senso de culpa por coisas sem importância e sensação de fracasso.
  • Limitações na capacidade mental – lentidão no pensamento, diminuição da atenção e concentração.
  • Ideias e intenções de suicídio. Surge o pensamento da morte como fuga. O deprimido pode planejar, tentar ou até mesmo cometer o suicídio.

Coração também sofre com a depressão

Quando a depressão acomete uma pessoa, não afeta apenas seu estado mental. O corpo também passa a ter reações físicas e prejudiciais ao organismo. De acordo com Paulo Chaccur, cardiologista e diretor da Cirurgia Cardiovascular no Instituto Dante Pazzanese, estudos têm comprovado que experiências vividas afetam diretamente o coração e podem gerar alterações significativas no funcionamento do órgão.

"Nesse estágio de sentimentos negativos rotineiros, o organismo pode promover uma constante liberação de hormônios que estimulam a vasoconstrição, ou seja, a redução do calibre dos vasos sanguíneos. Em consequência, com o tempo, as artérias vão diminuindo seu potencial de adaptação. Isso gera um aumento da pressão arterial e elevação dos batimentos cardíacos, fatores que obrigam o coração a trabalhar mais", explica.

Dependendo do grau e estágio emocional em que a pessoa se encontra, há chances de surgimento de outros sintomas, como inquietação, tensão muscular, alteração do sono, ansiedade, aumento do apetite, o que acarreta sérios problemas, sobretudo se o indivíduo tiver tendência à doença cardiovascular de base. As emoções negativas podem desencadear uma crise hipertensiva, arritmia ou mesmo um infarto do miocárdio.

Como é o tratamento da depressão 

A psicóloga Adriana Politi explica que, na maioria dos casos, é indicado tratamento farmacológico inicial, prescrito por um médico ou psiquiatra. Simultaneamente, adota-se um plano de intervenção psicológica, bem como adaptações de alguns hábitos cotidianos, como alimentação e exercícios físicos.

"Os medicamentos antidepressivos aliviam os sintomas da depressão, mas não curam a doença. As eliminações dos agentes que causam o estresse e a mudança de atitude e conduta, através da ajuda psicoterápica, podem contribuir para a cura, até o ponto de os medicamentos não serem mais necessários", observa Adriana.

Daniele acrescenta que, para a manutenção e melhora de vida, os deprimidos – sobretudo os idosos – precisam entrar em contato com atividades que lhe proporcionem satisfação.

Dessa forma, podem melhorar a expectativa de vida e assim ter maior esforço em suas atividades. "Além de medicamentos e terapia, ter uma rede de apoio faz toda a diferença no tratamento dessa doença", complementa. Quem tem depressão precisa ser acolhido e ter apoio e companhia.


Saber o que não dizer a alguém com depressão é importante. Mas entender como lidar com a situação é ainda mais primordial. Em muitas situações, a depressão em pessoas idosas pode estar acompanahda de violência. Por isso, entender tipos abusos pode ajudar a cuidar do quadro mental. 

Conheça a Cartilha de Violência contra a Pessoa Idosa e saiba como identificar os sinais.

Como evitar e combater a violência contra a pessoa idosa

Preparamos uma cartilha para ajudar você a entender quais são os tipos de abuso cometidos contra pessoas idosas, saber como identificar os sinais e como denunciar nos canais corretos.

Livro

Leia também:

Solidão entre pessoas idosas é um risco para a saúde; aponta pesquisa

Companhia dos pets pode ajudar na saúde mental e no combate à solidão

Violência financeira contra idosos: o que você precisa saber para se precaver

Compartilhe com seus amigos