Você certamente já ouviu muitas vezes o ditado "mens sana in corpore sano" ou, traduzindo, "mente sã, corpo são". A famosa citação latina, derivada da "Sátira X", foi escrita pelo poeta romano Juvenal como resposta à questão sobre o que as pessoas deveriam desejar na vida: "Deve-se pedir em oração que a mente seja sã num corpo são".

Embora o poeta tenha vivido entre os anos 60 e 127 d.C., a frase ainda se mostra bastante atual, principalmente em época de pandemia provocada pelo novo coronavírus e seu consequente isolamento social.

“Não se trata de um único sentimento, mas de um conjunto de emoções que requer um tempo para ser elaborado", afirma a psicóloga e hipnoterapeuta da Epopeia Desenvolvimento Humano, Sabrina Amaral. De acordo com a especialista, todas as pessoas passam pelas etapas do luto, que são: negação (achar que não é nada demais, por exemplo), raiva (sentir revolta e buscar culpados), barganha (procurar um meio-termo e alguma recompensa), depressão (angustiar-se, desanimar e chorar) e aceitação (reagir e ir atrás de alternativas para recuperar o equilíbrio emocional).

A questão principal é que, para muitos, a fase da aceitação demora a chegar. E aí os problemas podem ser muitos, como aumento dos casos de violência doméstica e de divórcios. Por isso, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon está oferecendo uma série de cursos gratuitos para ajudar você a manter a saúde do seu corpo e da sua mente durante a quarentena. Confira abaixo a lista disponibilizada para você.

Cursos gratuitos para você cuidar do corpo e da mente

Ginástica laboral

O curso é baseado na metodologia desenvolvida por Paula Girardi e Dayana Furtado e tem como objetivo identificar o que é, na prática, a ginástica laboral, trazendo uma série de exercícios e alongamentos. O programa também apresenta os benefícios da atividade para as empresas.

Introdução às técnicas de concentração e relaxamento

Desenvolvido pelo jornalista e especialista no tema Mauro Alessi, o programa explica como funciona o cérebro em momentos de relaxamento e dá dicas de como aumentar a capacidade de concentração.

Motivação: nós sabemos onde ela está

O curso apresenta uma nova dimensão da motivação. O que é, o que é preciso ser feito e os mitos da motivação são alguns dos tópicos abordados. O programa também aborda questões como o que é um estímulo e apresenta os modelos que algumas pessoas usam para ficarem motivadas, além dos princípios que impulsionam e os que dificultam a motivação.

Nutrição

Você já ouviu a expressão “Você é o que você come”? A boa nutrição depende de uma dieta regular e equilibrada, ou seja, é preciso fornecer às células do corpo não somente a quantidade, mas também a variedade adequada de nutrientes importantes para seu bom funcionamento. Uma boa alimentação é garantia de uma vida saudável, e este curso ajuda na busca por essa qualidade de vida.

Os benefícios dos exercícios físicos para o seu coração

Você sabe o que é preciso fazer para começar um programa de exercícios físicos? Neste curso, o fisioterapeuta e professor de educação física Rafael Macedo, do Hospital Constantini, aponta os cuidados necessários antes da realização de qualquer prática de exercícios físicos, além de abordar os benefícios desses exercícios para o seu coração.

Resiliência: uma competência essencial

Resiliência é um tema que tem despertado a curiosidade devido à sua crescente presença no mundo organizacional. Neste estudo será trabalhado o conceito de resiliência, situando-o a partir de sua origem na Física e sua transformação para ser pensado como uma competência na área organizacional e de desenvolvimento humano. A atitude pró-ativa será trabalhada em oposição às formas submissa e reativa como um dos pilares da resiliência.

Talk-show: Nutrição e cuidados com obesidade

Nesta entrevista, a nutricionista Carolina Neiva explica os malefícios causados pela falta de uma alimentação saudável, conjugados com o uso desenfreado de elevadores, controles remotos e outros confortos proporcionados pela tecnologia. Estes e outros hábitos, como trabalho em excesso, vêm gerando pessoas sedentárias, inativas, obesas e estressadas. Ela encerra a entrevista com dicas de nutrição para uma boa qualidade de vida.

Ficou interessados nos cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade? Então clique aqui e se inscreva para ter acesso aos conteúdos.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: