Cozinhar mexe com todos os sentidos, traz lembranças e histórias de pessoas que amamos, além de ser um momento de reunir a família e amigos em volta da mesa, para bater papo e trocar experiências. Estudos mostram que atividades como a culinária, por exemplo, podem promover a melhora da qualidade de vida, maior satisfação pessoal e afetiva, além de um envelhecimento mais saudável e digno.

Com esse objetivo, a Cora Residencial Senior, maior rede de instituições de longa permanência para idosos (ILPI) da América Latina, criou uma oficina prática que faz parte das atividades desenvolvidas pelas equipes de terapia ocupacional e de nutrição.

A Oficina Culinária é um projeto realizado mensalmente para incentivar o trabalho em equipe, a estimulação sensorial e motora e trazer as histórias de vida dos idosos. Por isso, na hora da escolha das receitas, a opção são os pratos simples, porém que se relacionem com experiências das pessoas. Todas as receitas são feitas no período da manhã e servidas no lanche da tarde para os residentes.

Autoestima

“Fico realizada a cada atividade, pois me lembro da minha mãe cozinhando e eu nunca colocava de fato a mão na massa”, afirma a residente Anna Guidi. Já a dona Hermínia se emociona a cada aula com a lembrança dos lanches que fazia para os netos.

“A atividade tem sido benéfica por proporcionar um tempo no qual os idosos podem interagir, além de exercitar o raciocínio, a memória e a concentração”, avalia a terapeuta ocupacional Daniela Nascimento Augusto.

Ela explica que o trabalho na cozinha também é importante para as pessoas se sentirem úteis, colaborarem umas com as outras e ainda serem elogiadas pelo resultado das receitas. “Além de estimular os sentidos, cozinhar conecta as pessoas, resgata as lembranças e é uma ótima oportunidade para conversar sobre os assuntos que os idosos mais gostam”, explica a terapeuta ocupacional.

Os benefícios

1 - Os nomes dos utensílios e suas funções exercitam a memória.

2 - Falar sobre o modo de preparo, o passo a passo da receita, a lista de ingredientes e quantidades é uma forma de praticar o raciocínio.

3 - O aroma dos alimentos estimula a memória olfativa.

4 - Mexer nos utensílios durante o preparo da receita trabalha a parte motora.

5 - O trabalho em equipe desenvolve a colaboração e faz as pessoas se sentirem úteis.

6 - As receitas trazem lembranças, histórias e estimulam troca de experiências.

Compartilhe com seus amigos