Ter uma boa noite de sono é essencial para o corpo se restabelecer. Mas, diante de tantas tarefas e preocupações, conseguir dormir bem, sem interrupções, tornou-se um grande desafio.

A artista plástica Maria Silvia Pinto, 71 anos, teve de tomar remédio para dormir durante dois anos para acabar com os despertares de hora em hora que acabavam com sua noite. Para ter alta dos medicamentos, decidiu fazer acupuntura e musicoterapia semanalmente. Hoje, afirma dormir cinco horas seguidas sem despertar.

"Tenho muito mais qualidade de vida. Antes, esquecia as coisas e tinha problemas de humor. A terapia alternativa foi fundamental para eu me recuperar e não ter de voltar aos remédios", orgulha-se.

Segundo especialistas em medicina do sono, estratégias até mais simples que as adotadas por Maria Silvia já auxiliam no repouso noturno, como cortar o consumo de cafeína após o fim da tarde e deslocar as atividades físicas para o período da manhã (confira abaixo 10 dicas para dormir bem).

"Um banho quente e um chá descafeinado ajudam a relaxar", exemplifica Roberto Debski, clínico geral e especialista em medicina integrativa. Antes de deitar, o médico sugere alongamentos para alívio da tensão e meditação, com respiração pausada.

Insônia pode afetar a saúde e diminuir a qualidade de vida

Na avaliação do médico acupunturista Vicente Ruiz, não existe quantidade ideal de horas de sono.” À noite, contudo, deve ser reparadora e resultar em um despertar com bom-humor, sem tonturas ou mal-estar. "Um sono contínuo de seis horas é bom."

É importante lembrar que, apesar de alternativas contribuírem positivamente no desempenho sono, qualquer medida deve ser acompanhada por um médico, uma vez que a dificuldade para dormir pode envolver outras doenças.

"Indícios de problemas são despertares noturnos, idas frequentes ao banheiro, sono excessivo durante o dia, cochilos frequentes e mal-estar", alerta Luciane Mello, médica responsável pelo Ambulatório do Ronco e Apneia e serviço de Polissonografia do Hospital Federal da Lagoa (RJ).

10 dicas para dormir bem

  1. Faça atividades físicas somente até o horário do almoço;
  2. Prepare um jantar leve e sem gordura;
  3. Evite produtos com cafeína e chocolate após o fim da tarde;
  4. Tome banho quente ou morno antes de deitar-se;
  5. Busque acupuntura para amenizar a tensão e a dor no corpo;
  6. Pratique ioga ou pilates para buscar equilíbrio e força do corpo;
  7. Antes de deitar, faça meditação e respire pausadamente, segurando o ar por cinco segundos e soltando logo em seguida;
  8. Procure orientação médica para tomar homeopatia;
  9. Tome chás descafeinados antes de dormir;
  10. Evite utilizar aparelhos eletrônicos antes de repousar.
Compartilhe com seus amigos