Se você se preocupa com o seu corpo e quer chegar ao fim do ano com saúde e segurança, o ideal é realizar alguns exames de rotina. A indicação médica é que eles sejam feitos logo nos primeiros meses do ano, porém, não há data certa para se cuidar. Principalmente se você tem mais de 50 anos. A recomendação é o especialista em medicina preventiva e diretor da Med-Rio CheckUp, Gilberto Ururahy.

Ele conta que, a partir dos 30 anos, a maior parte das mulheres e dos homens entra num ciclo de vida diferente dos anteriores. É quando surgem sinais de desgaste e degeneração no organismo que, embora nem sempre perceptíveis, costumam ser agravados pelo estresse resultante das complexidades deste ciclo de vida. Segundo o especialista:

“A partir dessa época, o checkup anual passa a ser fundamental, pois, por meio dos exames de imagem e avaliações especializadas, ajuda a identificar os principais fatores de risco da pessoa, o que permite ao médico dela elaborar um programa de saúde específico para a sua necessidade.” 

De acordo com Ururahy, o checkup representa uma avaliação médica bastante aprofundada da saúde do paciente, conduzida por vários especialistas e que leva em conta a idade, o sexo, os hábitos de vida e os históricos pessoal e familiar de cada um.

E as vantagens de realizar um checkup são inúmeras. “Muitas vezes, nos deparamos com doenças graves em fase inicial de evolução. Sabemos que quanto mais precoce um diagnóstico, maior a chance de cura”, conta o médico.

Em entrevista dada ao programa Bem-Estar, da Rede Globo, o oncologista Fernando Maluf, do hospital Albert Einstein, afirmou que as chances de cura chegam a 90% quando o câncer é detectado logo no início, sendo o de próstata e o de mama os dois mais curáveis.

Para Ururahy, é inadmissível, nos dias atuais em que dispomos de tantos recursos para evitar perdas irreparáveis, que alguém se depare com uma doença em estágio avançado ou morra precocemente. E para ter uma vida longeva, com saúde e qualidade, ele indica manter hábitos de vida saudáveis. O especialista conta que:

“A chave para uma vida longeva está na prevenção, no equilíbrio alimentar, na boa qualidade do sono e na prática regular de exercícios físicos.”

Sem o checkup, o risco de doenças aumenta com os anos

A geriatra do Rios D’Or Bárbara Cândido explica que muitas doenças apresentam aumento de sua incidência com a idade. De acordo com ela, o aumento da longevidade, observado com as inúmeras transformações pelas quais a população mundial vem passando, principalmente pelo avanço da ciência e a consequente mudança dos hábitos de vida, naturalmente expõe as pessoas com mais de 60 anos a um maior risco de desenvolver doenças próprias do processo do envelhecimento. 

Entre elas, a hipertensão arterial, diabetes, neoplasias, osteoporose, patologias cardiovasculares e respiratórias. Além de perda progressiva de massa muscular, distúrbios do sono, depressão e síndromes que acometem a memória.

“Importante destacar que muitas pessoas, a partir dos 50 anos, já apresentam o que se chama de polifarmácia, ou seja, uso de muitos medicamentos simultaneamente, item que é obrigatoriamente incluído na lista de problemas do paciente avaliado por seu médico”, aponta a geriatra. A consequência disso, de acordo com a especialista, é o surgimento de sintomas advindos de efeitos adversos das medicações em uso e de suas combinações.

Bárbara chama a atenção para o papel da família na realização do checkup por pessoas com mais idade, o que em sua opinião é fundamental por normalmente acompanhar o cotidiano do idoso.

“É muito comum que nós próprios tenhamos uma visão de nossa saúde e de nossos hábitos bastante diversa da visão daqueles que nos cercam e que podem contribuir com suas observações e alertas”, avalia Bárbara. “Até disso, o incentivo para o autocuidado é muito importante, a lembrança em relação às datas das consultas e exames e o apoio para a manutenção de uma periodicidade de avaliações médicas e adesão às propostas terapêuticas. Essas tarefas são sempre mais fáceis quando temos alguém que nos apoie e nos motive”, complementou a geriatra.

Homem doente maduro sorridente segurando a mão de uma jovem médica durante um checkup médico Crédito: Fizkes/Shutterstock

Conheça os principais exames realizados num checkup

1. Checkup da pressão arterial

O que é?

Por meio de um aparelho chamado Esfigmomanômetro, o médico confere a pressão arterial do paciente.

Objetivo?

Detectar possíveis alterações na pressão arterial para diagnosticar problemas, como por exemplo a hipertensão, fator de risco para infartos e derrames.

Quando fazer?

O exame dura poucos minutos e costuma ser feito a partir dos 18 anos, devendo ser repetido, no mínimo, uma vez por ano.

2. Hemograma

O que é?

Por meio de coleta de uma mostra de sangue, é realizada a contagem do estoque de células vermelhas e brancas.

Objetivo?

Sinalizar o estado do sangue e do sistema imunológico, acusando problemas como, por exemplo, infecções ou carência de substâncias.

Quando fazer?

Deve ser realizado anualmente desde a infância.

3. Colesterol e glicemia

O que são?

Através de uma mostra de sangue coletada em laboratório, serão realizados testes para avaliar a concentração de gorduras e de açúcar na circulação sanguínea.

Objetivo?

Verificar a probabilidade de o paciente estar diabético ou vir a desenvolver a doença. Já a medição do colesterol e dos triglicérides ajudará a acompanhar a possibilidade de formação de placas capazes de obstruir os vasos sanguíneos.

Quando fazer?

O exame é opcional na infância, mas muito indicado a partir dos 18 anos, e deverá ser solicitado pelo médico quando julgar necessário. Contudo, a partir dos 40 anos, o recomendado é que o exame seja repetido a cada ano.

4. Eletrocardiograma e teste ergométrico

O que são?

Eletrodos são posicionados no peito do paciente para apurar o risco cardiovascular, primeiramente com o paciente deitado e, num segundo momento, com o paciente em movimento.

Objetivo?

Verificar com maior precisão a presença de entupimentos nas artérias, fenômeno que precede ataques cardíacos.

Quando fazer?

Facultativo a partir dos 20 anos. Obrigatório aos 40, com repetição anual.

5. Ecocardiograma

O que é?

É o ultrassom do coração.

Objetivo?

Medir a capacidade de contração do músculo cardíaco e o funcionamento das válvulas, alertando para possíveis disfunções.

Quando fazer?

Facultativo a partir dos 20 anos. Obrigatório aos 40, com repetição anual.

6. Preventivo (para mulheres)

O que é?

Uma análise microscópica de células do tecido que reveste o colo do útero. O material é recolhido pelo médico durante a consulta e encaminhado ao laboratório.

Objetivo?

Identificar alterações e possíveis lesões no colo do útero, que podem levar a problemas como câncer.

Quando fazer?

Anualmente a partir do início da vida sexual da mulher.

7. Mamografia

O que é?

Exame radiológico para avaliação das mamas.

Objetivo?

Identificar lesões benignas e cânceres, que geralmente se apresentam como nódulos.

Quando fazer?

Anualmente a partir dos 40 anos. Havendo casos de câncer na família, a investigação deve começar por volta dos 30 anos.

8. Dosagem dos hormônios da tireoide

O que é?

Exame de sangue que calcula hormônios como o TSH e o T4.

Objetivo?

Identificar alterações como hipotireoidismo, hipertireoidismo ou nódulos da tireoide.

Quando fazer?

Geralmente solicitado às mulheres, por apresentarem mais distúrbios na glândula, pode ser prescrito desde a juventude, com periodicidade variável.


Você conhece o Programa de Benefícios ViverMais? Com o ViverMais, os associados contam com atendimento 24 horas para emergências, análise de sintomas e outros tipos de consultas por telefone ou vídeo chamada.

Além disso, médicos estão disponíveis para dar uma segunda opinião, novo diagnóstico ou ajudar em protocolos de tratamento de doença grave.

Torne-se um associado e tenha esses e outros benefícios na palma de suas mãos. 

Botão escrito Aderir ao Programa ViverMais

Leia também:

Ganho de peso: confira mitos e verdades depois dos 50 anos

Tele Saúde e Segunda opinião médica estão entre os benefícios do Programa ViverMais

Manter uma rotina de exercícios depois dos 50 anos é possível?

Compartilhe com seus amigos