Entre 2000 e 2019, as quedas causaram a morte de 18,8 mil pessoas no Brasil, sendo 15,1 mil vítimas com mais de 60 anos . Os dados são estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), no relatório Global Health Estimates, divulgado no último dia 10 de dezembro.

Conforme o documento, a faixa etária de 70 anos ou mais foi a principal afetada por mortes causadas por quedas. A estimativa soma quase 13 mil casos de idosos com mais de 70 anos tendo essa causa de morte.

O número cai nas faixas etárias mais jovens. É de 2,2 mil para quem tem entre 60 e 69 anos e de 1,6 mil para 50 a 59 anos.

As quedas entram no ranking da OMS dentro da categoria acidentes (lesões não intencionais), que foram a causa da morte de 74,2 mil pessoas no país neste período. É o segundo tipo de acidente que mais mata, perdendo apenas para os acidentes de trânsito.

Nessa categoria também entram os envenenamentos, acidentes com fogo ou calor, afogamentos, exposição a forças mecânicas, desastres naturais e outras lesões não intencionais.

via GIPHY

Riscos das quedas para idosos

Estudos internacionais indicam que 60% das quedas de idosos acontecem dentro de casa. Segundo pesquisa da TeleHelp, a maioria desse tipo de acidente acontece no quarto (34%) , sala (16%), banheiro (12%) e cozinha (9%). Essas quedas ocorrem, em geral, quando os idosos se levantam da cama e escorregam em tapetes. Também podem acontecer quando tentam desviar de objetos que dificultam a circulação.

Você sabia que 37% dos feridos em hospitais são vítimas de acidentes domésticos? Não dê bobeira! A MAG Seguros tem o seguro perfeito para proteger os seus pais em casos acidentes. Clique aqui e indique a eles.

Outras situações que levam idosos a caírem são falta de sapatos adequados ou andar sobre pisos escorregadios. Também são fatores de risco para quedas tentar alcançar algo em cima de uma prateleira localizada no alto. Até mesmo a mudança de móveis de lugar podem elevar as chances desses acidentes.

Além do risco de morte, as quedas trazem outro risco: o de causar lesões sérias que podem comprometer os movimentos. Principalmente para pessoas acima de 60 anos, as lesões provocadas pelas quedas têm tendência a se complicarem, demandando mais tempo e dinheiro para tratamento.

As complicações por esse tipo de acidente podem também reduzir a mobilidade e a qualidade de vida do idoso. As fraturas no punho ou no quadril são os principais tipos de ferimentos causados pelas quedas. Já as lesões mais sérias são aquelas que acometem a cabeça.

OMS estima mais de 15 mil mortes por quedas de idosos no Brasil

Como evitar as quedas

Para quem pensa em viver com qualidade de vida e aumentar sua longevidade, os cuidados para prevenir quedas de idosos devem começar cedo. A prática de exercícios físicos desde a juventude pode ser fundamental para reduzir esse tipo de acidente na terceira idade. Com músculos mais fortes e melhor equilíbrio, há menos chances de cair.

Já para quem tem acima de 60 anos, os cuidados precisam ser mais criteriosos. Para começar, é importante manter a hidratação e a alimentação dos idosos, pois podem evitar a tontura e a fraqueza.

Nessa faixa etária também é preciso adotar cuidados com o uso de equipamentos adequados e seguros para a execução das tarefas, como sapatos fechados. Redobre a atenção com a qualidade dos materiais utilizados.

Outras medidas que podem ajudar a evitar que idosos caiam ou sofram outros acidentes domésticos são mudanças em casa. Entre elas, o uso de itens antiderrapantes e a retirada de tapetes soltos no domicílio. Fazer adaptações com instalação de barras de apoio pela casa, principalmente no banheiro, vão ajudar o idoso a ficar mais seguro.

Leia também

Especialista dá dicas de como adaptar sua casa para receber alguém com mobilidade reduzida

Assegurar a autonomia dos pais pode ser desafio para filhos

Qual o momento certo para falar sobre a contratação de um seguro com seus pais?

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: