O envelhecimento populacional tem chamado a atenção acerca das condições de saúde dos idosos. Durante todo o processo de envelhecimento fisiológico, o corpo sofre modificações como a perda de massa, conhecida como sarcopenia. Além da redução da resistência e da função muscular, de rigidez articular, redução da amplitude de movimento e alterações na marcha e no equilíbrio. Todos esses fatores podem comprometer significativamente a mobilidade física da pessoa idosa, aumentando as limitações físicas e, principalmente, o risco de quedas.

Mas como lidar com essas questões? A psicoterapeuta Ana Paula Madeira explica que a chegada das limitações físicas e a perda da autonomia podem gerar consequências na saúde mental dos pacientes. 

"Ninguém gosta de se sentir inútil ou de ser um peso na vida dos outros", afirma a psicóloga. "Imagina uma pessoa que sempre foi independente e que conquistou várias coisas na vida. De repente essa pessoa se vê completamente dependente dos outros, precisando de ajuda para realizar tarefas simples do dia a dia".

Ana Paula destaca que é preciso estar atento aos sintomas. Isso porque o problema não surge de uma hora para a outra, mas vem se apresentando ao longo do tempo. "A natureza é sábia. Essa perda de autonomia, quando é natural, e não causada por algum incidente, vem se apresentando aos poucos, justamente para que a pessoa possa ir se acostumando, aceitando suas novas condições e, principalmente, buscando se adaptar".

Jovem fisioterapeuta exercitando com pessoa deficiente idosa. Imagem para ilustrar a matéria sobre limitações físicas.Crédito: ESB Professional/Shutterstock

Mas quais seriam os sinais de que está na hora de parar?

Quem responde é a fisioterapeuta e professora de pilates Isaura Machado. "Os sinais geralmente são as quedas com frequência que podem estar associadas à perda do equilíbrio. Tanto que o idoso muitas vezes tem um andar com uma base mais alargada, o arrastar de pés, o corpo projetado mais pra frente. Isso tudo é pra compensar essa perda de equilíbrio que vai acontecendo com a idade", aponta.

Outro sinal importante a ser observado para identificar as limitações físicas é a perda de força nos membros inferiores. Entre outras coisas, ela vai causar dificuldade na hora de se levantar.

"Muitos idosos não se levantam com muita facilidade de uma superfície mais baixa por conta dessa perda de força dos membros inferiores. Muitos também têm dificuldade de levar o braço para pegar algum objeto que esteja no alto, por falta de força ou devido a problemas articulares causados pela artrose".  

Limitações físicas podem causar acidentes

Você sabia que a perda de força pode facilitar acidentes? Portanto é necessário evitar situações de risco, principalmente dentro de casa, onde é possível ter mais controle do espaço. Para Ana Paula, é importante que a família participe desse processo dando total apoio ao idoso. Além disso, é preciso tomar certos cuidados. A terapeuta ainda lembra que, em muitos casos, a limitação é apenas física. A capacidade mental permanece intacta. 

"É importante que o idoso se sinta útil, capaz. Ele precisa ter consciência de suas limitações, de que não poderá fazer algumas coisas, mas há outras que ele pode e deve fazer. Muitos familiares acabam partindo para o tratamento infantilizado do idoso. Essa atitude que deve ser evitada ao máximo".

Isaura também reforça o papel da família neste momento. "A gente costuma muito querer proteger os nossos idosos. Às vezes, um objeto cai no chão e a gente corre pra pegar, não deixa que o idoso realize esse movimento de baixar para pegar aquele objeto", exemplifica. "Muitas vezes queremos impedir o idoso de fazer atividades dentro de casa. O próprio idoso acaba se limitando diante dessas coisas, acaba se achando incapaz de realizar as próprias funções dentro de casa". 

Na opinião da fisioterapeuta, é importante não permitir a prostração e o sentimento de incapacidade por parte da pessoa idosa. "Acho que isso é muito importante, além da realização de exercícios físicos e de uma boa alimentação. A gente estar sempre dando motivações, para que façam as tarefas, realize as atividades de vida diária".

Casal de idosos na academia malhando usando kettlebells. Imagem para ilustrar a matéria sobre limitações físicas.Crédito: Ground Picture/Shutterstock

É possível reverter as limitações físicas

Ana Paula lembra da importância do lado psicológico para reverter a perda da autonomia. "Quando a pessoa acredita que não é capaz de realizar alguma tarefa, ela desiste de tentar e torna aquilo uma verdade. É preciso saber que a mente desempenha um papel muito importante sobre o funcionamento do corpo", destaca a psicoterapeuta, que atua com terapia corporal. Contudo, há os casos em que as limitações físicas realmente existem e que o psicológico não influenciará tanto.

Isaura reforça que os exercícios são importantes em todas as idades. Seja para o alívio da dor ou mesmo na melhora de uma limitação, é necessário estar ativo. "O corpo não foi feito para ficar parado, foi feito para ficar em movimento. Quando esse corpo para, a tendência é sentir dor", explica. 

"Algumas limitações podem ser modificadas e melhoradas. O desempenho [físico] pode ser melhorado. Só quando existem algumas restrições desses movimentos, quando a pessoa está acamada, que as articulações já estão mais endurecidas, aí é mais difícil que haja uma melhora. Mas sempre vai estar ajudando na questão da dor". E concluiu:

"Movimentar-se sempre vai trazer benefícios."


A preocupação com a saúde é de extrema importância, principalmente para pessoas idosas. Por isso, o Instituto de Longevidade conta com o Programa de Benefícios ViverMais, com diversos serviços pensados em pessoas idosas, aposentados e pensionistas.

Tenha acesso a orientações médicas por meio da teleconsuta e cuide da sua saúde com o ViverMais. 

Conheça o programa e veja como se associar!

Leia também:

Saúde mental de pessoas idosas: como promover um envelhecimento saudável?

Quedas de idosos devem ser investigadas com rigor, alertam especialistas

Musculação na terceira idade ajuda a garantir saúde e retardar doenças

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: