A população brasileira está ficando mais velha, segundo dados recentes publicados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Atualmente, no Brasil, o número de familiares que se dedicam a cuidar de pessoas 60+ aumentou cerca de 27% entre os anos de 2016 e 2019. O número pode representar o envelhecimento da população.

O valor representa um salto de 3,7 milhões (2016) para 5,1 milhões (2019), com aumento principalmente no Nordeste. O estado do Rio Grande do Norte sozinho corresponde a 15,2% desse crescimento. Por outro lado, a pesquisa mostra que diminuiu a quantidade de pessoas cuidando de crianças até cinco anos.

Alessandra Scalioni Brito, analista do IBGE, explica que “esses dados podem significar que menos pessoas estão tendo filhos, estão tendo filhos mais tarde ou têm maior acesso a creches. Também pode sinalizar o envelhecimento da população”.

Os dados fazem parte do suplemento “Outras Formas de Trabalho”, da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD 2019), que levantou dados sobre cuidados de pessoas (crianças, idosos, enfermos ou pessoas com necessidades especiais), afazeres domésticos, produção para o próprio consumo e trabalho voluntário.


Leia mais:

Aposentadoria tranquila? Veja como começar a se planejar para o futuro aos 30 anos

Auxílio emergencial é prorrogado por mais dois meses 

 

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: