As academias de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro fecharam as portas, na tentativa de conter a pandemia do coronavírus. Isso não significa que você tenha que abandonar os exercícios – até porque, segundo especialistas, é uma das formas de reforçar a imunidade do seu organismo. Por isso reunimos aqui nove atividades que você pode fazer sem sair de casa. Mexa-se!

Anitta

Na última quinta-feira (19), a cantora pop Anitta começou o seu ciclo de cursos on-line com transmissão por meio do seu perfil no Instagram. "Eu não aguento ficar sem fazer nada. Tive uma ideia para gente ocupar nosso tempo e talvez ajudar alguns trabalhadores autônomos", explicou, no Stories. A cantora iniciou às 8h com uma live da aula de 60 minutos que fez com Rodrigo Ruiz, personal trainer dos famosos.

 

Cross combat

Inspirado no crossfit, o cross combat é um programa de treinamento criado para preparação de lutadores. Pode ser usado também para outros objetivos, como condicionamento físico e perda de peso. No vídeo abaixo, João Felipe, professor da academia Team Nogueira Cachambi, traz uma série de exercícios para trabalhar os músculos dos membros superiores e inferiores.


Exercícios com faixa elástica

Equipamento versátil, que pode ser usado em qualquer lugar, a faixa elástica é barata e oferece níveis diferentes de dificuldade em um mesmo acessório. "É claro que existe um limite, mas, quanto maior a tensão exercida no elástico, maior a força aplicada pelo músculo", explica  Giulliano Esperança, personal trainer do Centro de Treinamento Storm12. Clique aqui e confira a série preparada exclusivamente para o portal do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon.

Ginástica laboral

Se sua quarentena inclui home-office, preste atenção nas sete dicas que a fisioterapeuta Renata Strobel Carvalho, especialista em ginástica laboral e gerente da empresa Advance Fisio, preparou para quebrar o sedentarismo durante o expediente. Depois, é hora de seguir os oito exercícios que podem ser feitos durante sua jornada, orientados pela fisioterapeuta e gerontóloga Larissa Forato. São trabalhados pescoço, punhos, ombros, braços, coluna e panturrilha.

Ioga em 21 aulas

Nessa série gratuita, Pri Leite se concentra em três pilares: autocuidado, gratidão e amor próprio. E por que 21 dias? “Para podermos criar ou restaurar um hábito”, diz ela, ressaltando que não existe uma ordem a ser seguida. “Não alongue apenas o seu corpo, alongue também as suas ideias. Deixe expectativas, julgamentos e comparações do lado de fora. Foque na sua caminhada e no seu desenvolvimento interior”, sugere.


Ladies camp

Neste programa que traz referências do conceito norte-americano de treinamento militar, o boot camp, o objetivo é uma alta queima calórica. Na aula da professora Bruna Pequim, da academia Team Nogueira Cachambi, o foco são as mulheres. A meta é fortalecer membros superiores e inferiores, além de enxugar as indesejadas gordurinhas localizadas.


Muai thai

Ranne Souza, professora de muai thai da academia Team Nogueira Cachambi, traz no vídeo abaixo um treino compacto da técnica oriental – vale ressaltar que sem contato físico com parceiros de luta. Entre outros benefícios, a atividade melhora o condicionamento físico, acelera o metabolismo, melhora agilidade, flexibilidade e força e queima muitas calorias.


Streaming de fitness

Considerada a “Netflix do fitness”, a plataforma Queima Diária oferece mais de 450 aulas via streaming, que vão do cardio ao funcional, da ioga ao pilates, do hiit (treino intervalado de alta intensidade) à dança. O acesso é simples, por aplicativo, computador ou Smart TV. O pacote anual custa R$ 29,90 por mês, e pode ser feito experimentalmente por 30 dias.

exercícios

Série de 15 minutos

Nesta série de 15 minutos, o personal Ed Valente, da equipe da consultora fitness Vanessa Rangeli, queridinha dos famosos e criadora do Detox Turbo, traz sete exercícios – agachamento, lunge alternado (para posterior dos glúteos), saltinho abduzido, elevação de quadril, tríceps no banco, flexão e abdominais –, que ajudam a manter a saúde e a boa forma. Para iniciantes, orienta, “o bom é começar com 2 a 3 séries de no máximo 15 repetições, 3 vezes por semana, em dias alternados. Já os mais avançados poderão fazer de 4 a 5 séries, de 3 a 4 vezes por semana, com 15 a 25 repetições”.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: