Muitas pessoas se perguntam: existem exercícios físicos para quem tem hérnia de disco? Quem responde é o professor de educação física e fisioterapeuta Luiz Cezar Soares.

“Desde que não esteja em crise, a pessoa que sofre com hérnia de disco pode realizar atividades físicas dentro de um padrão, fazendo a movimentação necessária ao fortalecimento da região onde a hérnia de disco possa ocorrer, seja cervical, torácica ou lombar”, afirma Soares.

Ele conta que um dos exercícios mais indicados é o pilates, por trabalhar força e flexibilidade nos pacientes. “O mais importante é ter sempre o acompanhamento de um profissional especializado, seja ele um profissional de educação física ou um fisioterapeuta”, reforça o especialista.

Mas o que é hérnia de disco e como ela é causada?

Com o importante papel de dar sustentação a todas as estruturas do corpo humano, a coluna vertebral é formada por músculos, ossos, ligamentos e articulações. Possui esse nome porque se divide em 33 vértebras, algumas delas separadas por discos intervertebrais.

Esses discos têm a função de dar uma certa mobilidade à coluna vertebral e de amortecer os impactos sobre essa estrutura. São formados por um revestimento externo rígido e um centro macio, semelhante a um gel. Quando o revestimento se rompe, seu centro pode passar pela abertura, criando uma hérnia de disco.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Soares conta que a maior incidência de hérnia de disco é na região lombar da coluna, devido à sobrecarga que essa região suporta todos os dias. Na sequência vêm a cervical, onde se localiza o músculo trapézio, e por último a torácica. Em 70% dos casos, a hérnia de disco é causada pelo estresse.

“O estresse contrai sua musculatura, causando uma maior compressão nas vértebras e, consequentemente, o surgimento de hérnias de disco”, explica Soares. “A gente vive numa cadeia de estresse constante, sempre com a musculatura contraída. Mesmo se a pessoa tiver uma musculatura trabalhada, essa contração constante vai sobrecarregar as articulações e as vértebras”, garante.

De acordo com o especialista, ao contrário do que muitos afirmam, a má postura pode levar a outros problemas, como escoliose, mas não a uma hérnia de disco. O que pode acontecer, segundo Soares, é a realização de uma atividade física inadequada à postura do paciente provocar uma hérnia de disco.

hérnia de disco

Crédito: Natali _Mis / Shutterstock

“Tenho alunos com hérnia de disco que têm uma vida útil normal, jogam futebol e vôlei, por exemplo. Mas eles já vinham trabalhando há alguns anos o fortalecimento da musculatura para chegar a esse ponto”, conta Soares.

O fisioterapeuta lamenta que não exista a cultura da prevenção no Brasil. “As pessoas pensam que têm que esperar acontecer algum problema de coluna para então procurar um médico. Hoje, quando um paciente procura a gente, ele já se encontra num quadro álgico e não está suportando mais a dor”, destaca.

4 exercícios físicos para quem tem hérnia de disco

1. Alongamentos

Conhecidos por melhorar a flexibilidade da coluna e da musculatura paravertebral e diminuir a percepção de dor aguda, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente, o alongamento é um dos exercícios mais indicados para quem sofre com hérnia de disco.

Exercícios certos promovem uma melhor utilização das fibras musculares, melhorando as condições da musculatura do paciente de promovendo o ganho de força.

2. Atividades aeróbicas

Desde que seja sob a criteriosa supervisão de um profissional habilitado, a prática de atividades aeróbicas moderadas é considerada muito vantajosa para pessoas com o problema. Um dos benefícios da realização de atividades aeróbicas é que elas auxiliam na perda de peso, o que é fundamental para reduzir a carga sobre a coluna vertebral.

Os mais indicados são caminhadas, natação, hidroginástica e ciclismo. Também é importante que as atividades sejam realizadas com equipamentos e utensílios apropriados, como um tênis próprio para atividades físicas e roupas confortáveis.

3. Hidroterapia

Um dos melhores exercícios de baixo impacto, a hidroterapia é uma ótima opção por auxiliar no fortalecimento dos músculos sem forçar demais a coluna vertebral ou as articulações.

Mas é importante não confundir hidroterapia com hidroginástica. Embora atue positivamente no fortalecimento da musculatura, a hidroginástica pode causar algum estresse desnecessário na hérnia de disco preexistente.

4. Pilates

Bastante indicado para pacientes que sofrem com hérnia de disco e também em casos pós-operatórios, o método Pilates é conhecido por fortalecer, alongar a musculatura, melhorar a flexibilidade e promover coordenação, além de proporcionar relaxamento e conscientização corporal.

Contudo, é muito importante que a atividade seja acompanhada por um profissional especializado, que vai orientar para que os exercícios sejam realizados com a adequada estabilização da região afetada.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: