Perfeito para reuniões de trabalho, um encontro entre amigos ou até para servir de estímulo depois de acordar, o café é uma das bebidas mais consumidas no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada em 2019 pela Jacobs Douwe Egberts (JDE) em parceria com a Aocubo Pesquisa, o cafezinho só fica atrás da água e está presente em 98% dos lares brasileiros.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Ou seja, é inegavelmente parte da nossa cultura e exerce papel fundamental nas relações sociais. No entanto, será que ele faz bem ao nosso organismo? Será que ele é tão indispensável assim para a nossa vida? Ou será que quanto mais café, melhor?

Convidamos a nutricionista Gabriela Vanessa para responder a essas perguntas e falar sobre os mitos e as verdades envolvendo o consumo dessa bebida. 

Mitos e verdades sobre o café

Café vicia

Mito. De acordo com Gabriela, não existe nenhum estudo provando que essa bebida vicia. “O que ocorre é que o seu consumo é estimulante e essa sensação pode ser agradável ao organismo, fazendo com que sua ingestão se torne prazerosa”, explica. 

Ou seja, muitas pessoas bebem café em busca de prazer e estímulo, mas não se tornam dependentes dele, como acontece no caso de drogas. Quando uma pessoa se torna dependente de alguma substância, precisa dela em doses cada vez maiores e não consegue se desprender do seu uso. Precisa dela para se sentir satisfeito.

Todo mundo pode beber café

Verdade.  O cafezinho está liberado para todas as pessoas, desde que não seja consumido de forma exagerada. “Em doses moderadas, não existe restrição”, comenta a nutricionista.

café

Crédito: Rawpixel.com/shutterstock

Até mesmo pessoas com hipertensão podem bebê-lo, mas precisam ter cautela, pois ele pode elevar a pressão arterial. Nesses casos, a recomendação que os especialistas fazem é a de não tomar café uma hora antes de medir a pressão arterial, já que a cafeína pode elevá-la brevemente, alterando o resultado.

Crianças não podem beber café

Verdade. Crianças com menos de dois anos não podem beber café. Acima dessa idade, podem começar a consumir quantias bem pequenas, que podem ser aumentadas à medida que a criança crescer. 

Entretanto, o consumo de mais de meia xícara por dia até os seis anos não é indicado. “Recomendo também que a criança seja acompanhada pelo pediatra”, diz Gabriela.

Café em excesso faz mal

Verdade. Se consumida de forma moderada, a bebida não traz riscos para a saúde. “No entanto, se consumida exageradamente pode trazer prejuízos, como, por exemplo, insônia, ansiedade, dores de cabeça, tremores, palpitações, taquicardia e azia”.

Gabriela também explica que o nosso organismo elimina mais cálcio pela urina após a ingestão de cafeína. Por causa disso, o excesso de café pode contribuir para o aumento dessa excreção.

Não existe dose máxima recomendada

Mito. “Não existe bem uma dose recomendada, pois isso é algo bastante individual, já que existem pessoas com mais tolerância e outras com menos”, conta a nutricionista. Mesmo assim, ela recomenda o consumo moderado, entre três e quatro xícaras de café por dia. “Essa quantia não é prejudicial e pode trazer benefícios à saúde”.

Café depois do almoço faz mal

Verdade. Apesar dos benefícios, a bebida também possui alguns pontos de atenção, como diminuir a absorção do ferro não-heme. Esse tipo de ferro é encontrado em verduras de folhas escuras, leguminosas e frutas e tem uma absorção menor e menos eficiente do que o ferro heme, encontrado principalmente na carne vermelha. Por isso, Gabriela não recomenda o consumo de café logo após o almoço ou outras refeições, principalmente para pessoas com anemia ou vegetarianos.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: