Se você acha que uma passadinha da maçã debaixo de água corrente antes da primeira mordida e que lavar a alface na torneira da pia, pouco tempo antes de temperar a salada, são suficientes para limpar os alimentos de forma correta, este texto é para você. Tais medidas podem até parecer suficientes, mas estão bem longe do ideal. É que o banho de água não consegue, por si só, higienizar frutas, legumes e verduras e eliminar todos os riscos de contaminação que um alimento in natura pode oferecer.

Existem, basicamente, dois grupos de contaminantes de produtos frescos, segundo o biomédico Roberto Martins Figueiredo, o Dr. Bactéria, diretor da Microbiotécnica. São eles:

- agrotóxicos, provenientes dos tratamentos de controle de pragas;

- micro-organismos, que vêm da própria terra, de adubos, animais, do ambiente em si, de embalagens e da manipulação, entre outros fatores externos.

O maior perigo, segundo o Dr. Bactéria, é que a presença de agrotóxicos traga intoxicações e provoque vômitos, dores de cabeça e problemas neurológicos, entre outras consequências. "Vegetais contaminados no campo são reconhecidos como fontes de doenças e infecções no homem", diz.

Enquanto isso, muitos dos vírus, bactérias e protozoários em vegetais são derivados de matérias orgânicas contaminantes, como: fezes humanas (vírus da hepatite A, por exemplo) e de animais (como salmonella não tifoide), vegetais e terra (entre os quais, bacillus cereus, que provoca intoxicação).

Com ajuda de Roberto Figueiredo e dos nutricionistas Gabriel Gavazzi, da Estima Nutrição, e Glaucia Justo, da Policlínica Granato, mostramos o que é preciso fazer para higienizar frutas, legumes e verduras corretamente.

Frutas e hortaliças consumidos com casca

(alface, tomate, pimentão, brócolis, couve-flor, pêssego e maçã, por exemplo)

  1. Antes de higienizar, coloque as hortaliças em saquinhos plásticos sem uso (descarte a embalagem das compras). Mantenha na gaveta da geladeira por 2 horas.
  2. Depois, selecione as folhas, eliminando as deterioradas (escuras, mordidas, com buracos etc). Faça o mesmo com machucadinhos das frutas e dos legumes.
  3. Lave os alimentos, um a um, em água corrente.
  4. Mergulhe frutas e hortaliças em uma mistura de 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio para cada litro de água potável para eliminar agrotóxicos. Mantenha ali por 20 minutos, garantindo que todas estejam cobertas pelo líquido.
  5. Enxágue novamente em água corrente.
  6. Faça uma rápida imersão em uma solução de 2 colheres (sopa) de vinagre branco por litro de água potável.
  7. Repita o enxágue em água corrente.
  8. Na sequência, mergulhe os alimentos durante 10 minutos em solução de 2 colheres (sopa) de água sanitária (de boa procedência, sem odor) por litro de água potável. Isso vai eliminar as bactérias.
  9. Faça o último enxágue em água corrente e escorra.
  10. Sirva na sequência ou, se for levar à geladeira, coloque em embalagem plástica com tampa, com uma "cama" de papel absorvente no fundo do pote.

    Conheça os cursos e treinamentos gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade para você se manter competitivo no mercado de trabalho.


Legumes e frutas consumidos sem a casca

(abobrinha e batata, por exemplo)

  1. Mantenha na gaveta da geladeira por 2 horas, dentro de um saquinho de plástico limpo.
  2. Retire as partes deterioradas.
  3. Lave um a um, em água corrente, com auxílio de escova macia própria para este fim.
  4. Para eliminar agrotóxicos, mergulhe numa mistura de 2 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 litro de água potável. Deixe por 20 minutos.
  5. Faça novo enxágue em água corrente.
  6. Mergulhe rapidamente em 1 litro de água potável e 2 colheres (sopa) de vinagre branco.
  7. Repita o enxágue em água corrente, usando uma escovinha macia.
  8. Está pronto para ser utilizado. Se levar à geladeira, faça uma "cama" de papel absorvente no fundo do pote.
  9. A escovinha utilizada para este fim também deve ser higienizada frequentemente. Para tanto, mergulhe-a em solução de cloro (1 colher de sopa) em 1 litro de água potável.

Cogumelos

A forma de limpá-los é diferente da maneira tradicional de higienizar frutas, legumes e verduras. Como cogumelos têm característica de esponja, não é aconselhado lavá-los em água corrente, pois vão absorver o líquido – o que diminui seu sabor e dificulta o preparo. Para tanto, utilize um pano umedecido com água potável, suficiente para limpar a terra. Os cogumelos devem ser preparados na sequência.

Leia também:

10 acessórios para trazer praticidade ao dia a dia

Plantar é terapêutico; aprenda a cultivar ervas e temperos em casa

Compartilhe com seus amigos