Os diversos nutrientes que ingerimos nas refeições competem entre si na hora da digestão. E quem vencer a batalha é mais bem absorvido pelo organismo.

A má absorção de nutrientes, por outro lado, pode acarretar doenças. Por isso fazer boas escolhas alimentares é fundamental para a manutenção da saúde.

Para começar, no entanto, é necessário buscar informações e derrubar algumas crenças que estão enraizadas na nossa cultura gastronômica.

O que você responderia às perguntas: frutas são boas sobremesas? O popular café com leite brasileiro é uma bebida saudável?

O médico Roberto Debski, especialista em medicina ortomolecular e homeopatia e diretor da Clínica Ser Integral, desvenda alguns mitos.

E dá várias dicas sobre como podemos dar uma ajudinha ao nosso organismo combinando melhor os alimentos em cada refeição.

Leia os principais trechos de sua entrevista ao Instituto de Longevidade Mongeral Aegon:

sobremesas O médico Roberto Debski, diretor da Clínica Ser Integral; crédito: Divulgação

O ideal é comer frutas 30 minutos antes ou 3 horas após as refeições

 

Que combinações é preferível evitar em uma mesma refeição?

Devemos evitar a ingestão conjunta de alimentos que têm digestão mais rápida, como as frutas, e dos que têm digestão mais lenta, como as proteínas, pois o maior tempo exigido pelas proteínas para a digestão colabora para o processo de fermentação das frutas e para a formação de gases.

O ideal é comer as frutas cerca de 30 minutos antes das refeições; assim, elas serão absorvidas mais rapidamente e ativarão o processo digestivo no sistema digestório. Ou então espere cerca de três horas após a refeição para então comer as frutas.

Então a clássica feijoada com laranja está condenada?

Não é o caso de condenar, já que a quantidade de laranja presente na feijoada é pequena, e a vitamina C auxilia na absorção do ferro presente no feijão. O bom senso deve sempre estar presente, e as avaliações e escolhas devem ser feitas baseadas em informações e com discernimento.

Ingerir brócolis com molho de tomate potencializa o efeito benéfico de ambos

Que combinações podem ser benéficas em uma mesma refeição?

Alguns alimentos benéficos à saúde podem potencializar os efeitos benéficos de outros alimentos, então devem ser consumidos conjuntamente, a fim de desencadear essa sinergia alimentar.

Por exemplo, ingerir brócolis com molho de tomate potencializa o efeito benéfico de ambos. O brócolis possui compostos de enxofre que ativam enzimas que produzem efeito em células cancerosas. O tomate na forma de molho possui o licopeno, conhecido também por prevenir certos tipos de câncer.

Quando ingeridos em conjunto, os efeitos de ambos aumentam exponencialmente, principalmente quando incluímos azeite de oliva, uma gordura saudável.

Outros exemplos: o açafrão, componente do curry, é um dos principais temperos com propriedades antioxidantes que existem, e seu efeito é potencializado quando é utilizado junto com o azeite de oliva _ pode ser em um cozido ou mesmo na salada.

Ou uma salada de frutas com uvas roxas e maçã, acompanhada de chá verde. A maçã é rica em pectina e quercetina, que atuam como antioxidantes e melhoram os níveis de surfactante dos alvéolos pulmonares. Em conjunto com o resveratrol e a catequina das uvas e do chá verde, possui o efeito de inibir a formação de coágulos nas artérias.

Como acontece a "competição" pela absorção dos nutrientes?

A digestão é um processo complexo que se inicia na boca, com a enzima amilase, que atua nos carboidratos, passa pelo estômago, cujo suco ácido possui enzimas que digerem as proteínas, passa ao intestino, que recebe a bile do fígado, e pelas enzimas do pâncreas, que agem nas gorduras e carboidratos.

Esses alimentos que estão sendo digeridos continuam seu trajeto para serem parcialmente reabsorvidos e então eliminados. Cada uma dessas enzimas atua em uma temperatura, concentração e pH ideais, e é influenciada pela presença de diferentes nutrientes, em diferentes quantidades.

Sendo assim, há algumas situações que favorecem e outras que atrapalham a absorção desses nutrientes, que podem acabar competindo entre si. Quando um nutriente está em maior quantidade do que outro, acabará sendo mais absorvido, devido a uma espécie de competição pelo sítio de absorção.

Absorvemos somente parte daquilo que comemos e, quando fazemos boas escolhas alimentares, favorecemos as condições para uma saúde melhor.

 

O ferro de certos alimentos, como as folhas verdes-escuras, só é bem absorvido quando em conjunto com a vitamina C

 

Existe alguma substância que precise necessariamente de outra para ser absorvida pelo organismo?

O ferro de certos alimentos, como as folhas verdes-escuras, só é bem absorvido quando em conjunto com a vitamina C. Então, devemos tomar suco de laranja, limão ou acerola antes de comer uma salada com folhas ou temperar essa salada com limão.

Para garantir que vamos tirar o máximo proveito do que comemos, o que precisamos fazer? Comer menos quantidade de alimentos em uma mesma refeição e mais vezes por dia é uma boa metodologia?

Sim. Quando comemos menos quantidade de alimentos, em um número maior de refeições, possibilitamos que esses alimentos sejam mais bem absorvidos pelo organismo. Quando a quantidade é excessiva, a competição pela absorção irá atrapalhar a digestão de certos produtos.

Não devemos fazer muitas misturas alimentares dos mesmos tipos de nutrientes em uma só refeição

É interessante intercalar alimentos nas diversas refeições (carne vermelha em uma, frango na outra...)?

 Sim, já que a ingestão de diversos tipos diferentes de proteínas em uma mesma refeição irá atrapalhar a absorção desses nutrientes. Não devemos fazer muitas misturas alimentares dos mesmos tipos de nutrientes em uma só refeição, para não haver competição pela absorção, o que pode resultar em prejuízos para algum deles.

Cada alimento possui características próprias e necessita de um determinado meio com pH e enzimas mais adequadas para sua ótima digestão e absorção.

Outro bom exemplo do que evitar: chá com leite. O leite possui a proteína caseína e pode interferir na absorção dos antioxidantes do chá.

O tradicional prato de arroz e feijão é uma boa combinação

 

Que benefícios pode trazer a escolha certa da combinação de alimentos para o organismo?

É a garantia de que a absorção desses alimentos e de seus nutrientes se dará de uma maneira mais eficiente, traduzindo-se em efeitos benéficos para a saúde.

Por exemplo, mais efeito antioxidante, para combater os radicais livres; estimulação do sistema imunológico; aporte de nutrientes para uma correta divisão celular nos diversos tecidos etc..

Arroz com feijão é uma boa mistura? Por quê?

O tradicional prato de arroz e feijão é uma boa combinação. O arroz, principalmente o integral, possui o aminoácido sulfurado metionina, além das fibras e vitaminas do complexo B. O feijão possui o aminoácido lisina, e a combinação de ambos é importante para a formação das proteínas que compõem os tecidos e órgãos.

 Para não prejudicar a absorção do cálcio, o café, misturado ao leite, não pode passar de 1/4

 

Café com leite é uma boa mistura? Por quê?

Nesta bebida tradicional, o café, que contém taninos, não deve estar presente na proporção de mais de 25%, para não prejudicar a absorção do cálcio, da caseína, que é a proteína do leite, e do ferro.

Compartilhe com seus amigos